Para quem precisa restabelecer o perfeito engrenamento dos dentes superiores com os inferiores, que é fundamental para a correta mastigação e, consequentemente, a adequada nutrição e saúde bucal.

Sabemos que o sorriso é considerado nosso cartão de visitas e pode abrir muitas portas. Isso porque ele aumenta o bem-estar e a autoestima dos pacientes. Apesar disso, não devemos esquecer que o aparelho ortodôntico não é só uma questão estética. Isso porque as articulações e músculos envolvidos são prejudicados com o desalinhamento dos dentes.

Uma das principais dúvidas dos pacientes é o tempo de duração do tratamento. Prever o período necessário de utilização do aparelho ortodôntico é difícil, porque depende de vários fatores, desde respostas biológicas individuais até a colaboração do próprio paciente. Dessa forma, o mais indicado é que o tratamento dos dentes seja feito com especialistas capacitados e de confiança.

ESCLARECENDO ALGUMAS DÚVIDAS

O que é Ortodontia?

Essa é a área da Odontologia que estuda o crescimento e desenvolvimento da face, bem como o desenvolvimento das dentições decídua (de leite), mista e permanente e seus desvios de normalidade, prevenindo, interceptando e corrigindo as más oclusões dentárias.

Por que realizar esse tratamento?

A função principal do tratamento ortodôntico é restabelecer a oclusão dentária (perfeito engrenamento dos dentes superiores com os inferiores), que é fundamental para a correta mastigação e, consequentemente, a adequada nutrição e saúde bucal.

Com o restabelecimento da oclusão, evitam-se problemas relativos à respiração, deglutição, fala e articulação temporomandibular (ATM).

Não existe idade máxima para a realização de tratamento ortodôntico, embora no paciente adulto alguns cuidados especiais devam ser tomados, principalmente em relação aos tecidos de suporte dos dentes, que podem chegar a contraindicar o tratamento (problemas periodontais).

Como será feito o tratamento?

O tratamento ortodôntico, no início, causa certa sensibilidade, principalmente na fase de colocação do aparelho. Após essa fase, existirá algum desconforto para o paciente cerca de 24 a 48 horas após os ajustes praticados pelo ortodontista.

Quando o tratamento é bem planejado e executado por profissional qualificado, não existem riscos maiores ao paciente, desde que este siga todas as instruções dadas, principalmente quanto ao aspecto de higiene bucal, pois os detritos podem causar problemas gengivais, periodontais, manchas brancas ou mesmo cáries dentárias.

Podem ocorrer pequenas acomodações pós-tratamento, ligadas ao crescimento e às alterações funcionais. Essa tendência é normalmente bem controlada e minimizada através de um bom planejamento ortodôntico.

APARELHO FIXO

Os aparelhos fixos são normalmente indicados para adolescentes e adultos, uma vez que já estão com a estrutura da arcada formada. Esses, promovem a movimentação dos dentes no osso, corrigindo o mau posicionamento.

Em sua estrutura, ele pode ser totalmente metálico ou estético. Além disso,.o aparelho fixo é formado por bandas, fios (arcos), bráquetes e ligaduras elásticas(borrachinhas). Atualmente, os aparelhos fixos estão muito anatômicos e confortáveis para a boca. Em seu funcionamento, eles agem puxando os dentes e fazendo com que se movam gradualmente em direção à posição correta.

O tratamento com aparelho fixo possibilita movimentos precisos dos dentes, mas por não ser removível exige um grande cuidado durante a higienização.

APARELHO FIXO AUTOLIGADO

Nesse tipo de aparelho não existe a presença das ligaduras elásticas (borrachinhas). Os bráquetes têm um sistema específico em que o arco é posicionado através de um encaixe na canaleta que é fechada com uma espécie de “clipe”, diminuindo o atrito e o tempo de tratamento.

Embora ele não seja um aparelho estético, pode trazer mais benefícios ao sorriso, já que dispensa o uso das borrachinhas e os bráquetes são um pouco menores do que os tradicionais.

Vantagens do aparelho autoligado em relação ao aparelho fixo tradicional:

Agilidade no andamento do tratamento ortodôntico, com redução de até 30% do tempo, pois não possui o atrito das borrachinhas;

Redução significativa da força exigida para movimentação dentária;

Diminuição na sensibilidade dolorosa durante o tratamento;

Menor acúmulo de bactérias, já que o aparelho autoligado não utiliza as famosas borrachinhas;

Mais conforto, as peças dos bráquetes são mais delicadas, o que evita machucados e ferimentos na boca.

Pode evitar extrações de dentes permanentes, pois o aparelho possibilita uma maior expansão do arco, sendo a mecânica mais biocompatível.

Vantagens do aparelho autoligado em relação ao aparelho fixo tradicional:

Agilidade no andamento do tratamento ortodôntico, com redução de até 30% do tempo, pois não possui o atrito das borrachinhas;

Redução significativa da força exigida para movimentação dentária;

Diminuição na sensibilidade dolorosa durante o tratamento;

Menor acúmulo de bactérias, já que o aparelho autoligado não utiliza as famosas borrachinhas;

Mais conforto, as peças dos bráquetes são mais delicadas, o que evita machucados e ferimentos na boca.

Pode evitar extrações de dentes permanentes, pois o aparelho possibilita uma maior expansão do arco, sendo a mecânica mais biocompatível.

APARELHO FIXO ESTÉTICO – PORCELANA OU SAFIRA

Os aparelhos fixos de porcelana ou safira, como o próprio nome sugere, interferem menos na estética do paciente e têm resultados tão bons quanto os dos aparelhos convencionais. Ou seja, não há restrições de indicações.

Nessa categoria, estamos falando dos aparelhos fixos com os bráquetes da mesma cor dos dentes. E, aqui, também existem variações quanto aos materiais, sendo os mais comuns:

●  Policarbonato (espécie de resina plástica);

●  Porcelana;

●  Safira.

Dos três materiais citados, o mais fraco em relação à resistência é o policarbonato. Esse possui taxas de quebra e deslocamento, enquanto o aparelho de safira é o que proporciona melhor resistência e estética.

Isso porque tem um aspecto translúcido (transparente) que torna o aparelho ainda mais discreto. A safira também ajuda a aumentar a eficácia do tratamento, porque gera menos atrito com o arco, o que facilita a movimentação dos dentes para a posição desejada.

O aparelho de porcelana também possui um excelente Custo x Benefício e proporciona resistência e estética (branco leitoso), com um custo menor que o de safira.

Outra diferença está na questão do amarelamento. Os aparelhos de safira e de porcelana não sofrem alterações na sua coloração com o passar do tempo, enquanto os de policarbonato podem ficar amarelados dependendo dos hábitos do paciente.

Aparelho Estético – Safira

Nessa categoria, estamos falando dos aparelhos com os bráquetes da mesma cor dos dentes. E, aqui, também existem variações quanto aos materiais, sendo os mais comuns:

policarbonato (espécie de resina plástica);

porcelana;

safira

Dos três, o mais fraco em relação à resistência é o policarbonato, com altas taxas de quebra e deslocamento. Já o aparelho de safira é o que proporciona melhor resistência e estética, porque tem um aspecto translúcido (transparente) que torna o aparelho ainda mais discreto. A safira também ajuda a aumentar a eficácia do tratamento, porque gera menos atrito com o arco, o que facilita a movimentação dos dentes para a posição desejada.

O aparelho de porcelana também possui um excelente custo x benefício, proporciona resistência e estética (branco leitoso), com um custo menor que o de safira.

Outra diferença está na questão do amarelamento. Os aparelhos de safira e de porcelana não sofrem alterações na sua coloração com o passar do tempo, enquanto os de policarbonato podem ficar amarelados dependendo dos hábitos do paciente.

APARELHO MÓVEL

Os aparelhos móveis são, normalmente, os aparelhos mais indicados para crianças. Nesse caso, o tratamento depende totalmente da colaboração do paciente.

Os aparelhos móveis podem ser ortodônticos – que realizam pequenas movimentações dentárias – ou ortopédicos – utilizados nas correções de alterações ósseas.

BARRA TRANSPALATINA (BTP)

É um aparelho dentário auxiliar no tratamento ortodôntico, fixo, instalado no palato (conhecido como céu da boca) o longo de toda extensão, de molar a molar.

O objetivo da barra transpalatina (BTP) é impedir a movimentação de alguns dentes, auxiliando na ancoragem deles e corrigindo a rotação e a inclinação dos molares. Assim, preserva-se o espaço em caso de perda dentária, expansão ou contração dos arcos.

HYRAX

Esse tipo de aparelho HYRAX é conhecido como aparelho de expansão rápida ou disjuntor maxilar.

O HYRAX é utilizado em pacientes principalmente em casos de estreitamento da região óssea na qual os dentes superiores estão fixados, gerando um quadro de mordida cruzada.

CONTENÇÃO

As contenções são utilizadas após a finalização do tratamento ortodôntico, a fim de manter os dentes em suas novas posições até que se complete a formação de novo tecido ósseo em torno dos mesmos, e até que lábios e língua tenham se adaptado a essas posições. Sem o uso apropriado das contenções os dentes tenderão a se mover para suas posições originais. Nessa etapa, os pacientes são orientados a utilizar um aparelho ortodôntico móvel para os dentes superiores e um fio fino para os inferiores, geralmente.

Publicado em