Você já deve ter ouvido falar sobre a lente de contato dental, não é mesmo? Famosa entre as celebridades, ela vem ganhando cada vez mais visibilidade entre os apaixonados por sorrisos brancos e perfeitos. No entanto, muitas dúvidas ainda rondam o assunto: o que são, de fato, as lentes de contato dental? Qual sua finalidade? São indicadas para qualquer pessoa? Continue lendo e descubra:
O que é a lente de contato dental?
As lentes de contato dental, como são conhecidas popularmente, são lâminas extremamente finas feitas com porcelana ou resina. Elas são coladas na superfície dos dentes com uma espécie de adesivo líquido e servem para corrigir pequenas imperfeições. Entre elas: posição e formato dos dentes, espaço entre eles (diastema), tamanho e cor.
OBS: Vale ressaltar que, no caso de grandes reparos na posição dos dentes, o mais indicado é o tratamento ortodôntico e não a lente de contato dental.
Como é feita a colocação?
Depois de avaliar o seu caso individualmente e decidir que o tratamento com as lentes de contato é o mais adequado, o cirurgião dentista, único profissional habilitado para realizar esse procedimento, fará um molde dos seus dentes. Posteriormente, estudará qual é o formato, cor e tamanho ideais do seu novo sorriso. Caso o modelo seja aprovado por você, um especialista em prótese começará a produzir as lentes de contato, uma a uma.
Quando estiverem prontas, você voltará ao dentista, que fará um pequeno desgaste nos seus dentes para poder “colá-las”.
Pronto, o procedimento está finalizado! Tudo é feito rapidamente e não é necessária a aplicação de anestesia.
Contraindicações da lente de contato dental
Como as lentes são muito finas e podem quebrar facilmente, não são indicadas para pessoas que costumam roer as unhas ou que sofrem com bruxismo, aquele ranger involuntário dos dentes durante o sono. Também não são recomendadas para dentes com muitas restaurações ou com cáries e nem para pessoas que têm doenças na gengiva.
Portanto, para realizar o procedimento, é necessário que os dentes estejam completamente saudáveis. Caso contrário, o tratamento não é indicado. Para saber o diagnóstico, marque uma consulta com um cirurgião dentista. Ele é o profissional mais adequado para fazer a avaliação.
Se ainda restar alguma dúvida em relação à lente de contato dental, fale com os nossos especialistas. Eles estão à disposição para ajudá-lo (a).