Saiba tudo sobre os implantes dentários

Os implantes dentários são pinos, geralmente de titânio, colocados cirurgicamente abaixo da gengiva do paciente, substituindo as raízes dentárias que não existem mais. Sobre eles, são encaixados os dentes artificiais (popularmente conhecidos como próteses dentárias). Estes ocupam o lugar dos que, por algum motivo, caíram ou foram extraídos.

Para que você entenda melhor sobre o assunto, explicaremos como os implantes dentários são colocados e quais tipos existem no mercado. Confira:

Como os implantes dentários são colocados?

A colocação do implante dentário geralmente é dividida em três etapas:

  • Cirurgia;
  • Reabertura da gengiva;
  • Encaixe das próteses.

Na primeira delas, o cirurgião dentista, profissional habilitado para realizar esse procedimento, vai perfurar o osso e implantar os pinos de titânio, que são espécies de parafusos. Eles servirão como base para os futuros dentes artificiais.

Feita a cirurgia, é necessário esperar de 3 a 6 meses até que o local esteja completamente cicatrizado. Após o período, o paciente deve retornar ao dentista para que a gengiva seja reaberta e, posteriormente, as próteses colocadas. Essa segunda cirurgia costuma ser bem menos invasiva.

Por fim, depois que a gengiva estiver completamente recuperada, encaixa-se no implante a prótese individual, protocolo ou overdenture.

Prótese protocolo

Neste modelo, indicado para pessoas que perderam grande quantidade de dentes, são colocados, em média, de 4 a 8 implantes que servirão como base para fixar a prótese. Diferentemente da dentadura, ela traz muito mais segurança na hora de sorrir e mastigar alimentos.

Depois de colocá-la, o paciente tem de redobrar a higiene bucal, realizando a escovação e o uso do fio dental todos os dias. Neste caso, o fio deve ser passado entre o implante e a prótese.

Lembrando que se trata de uma prótese fixa e, por isso, só poderá ser retirada pelo cirurgião dentista.

Prótese overdenture

Esta prótese é uma espécie de dentadura fixada geralmente com 2 implantes e, assim como o protocolo, é mais estável e traz segurança ao paciente. A diferença é que ela pode ser retirada e, por conta disso, higienizada mais facilmente.

Quanto custam os implantes dentários?

Em relação aos valores dos implantes, aconselhamos que você converse com o cirurgião dentista e veja qual é a sua necessidade. Só assim é possível saber o valor exato do tratamento. Se ainda não tiver encontrado um profissional qualificado, não hesite e entre em contato conosco. Nossos dentistas estão à sua disposição.