Prótese dentária: tudo que você precisa saber

Perder os dentes naturais pode trazer uma série de problemas ao paciente. Entre os principais:

  • Perda das funções mastigatórias.
  • Comprometimento da fonética estética do sorriso.

Tudo isso faz com que a pessoa tenha sua autoestima prejudicada e, na maioria das vezes, perca a vontade de sorrir.

Para reverter esse quadro e devolver confiança ao paciente, existem diferentes tipos de próteses dentárias. Elas servem para substituir os dentes que, por algum motivo, não existem mais. Ao longo deste artigo, você vai conhecer quais são as próteses disponíveis no mercado, para quais casos são indicadas, quem pode fazê-las e como devem ser higienizadas. Confira:

Prótese dentária total removível

A prótese total removível, mais conhecida como dentadura, é feita sob medida e, por isso, reproduz a anatomia da arcada superior e inferior do paciente. Sua estrutura é feita com dentes de resina e passa por um processo de coloração para se assemelhar à cor natural da gengiva. Ela é posicionada sobre a mucosa (gengiva) e pode ser retirada a qualquer momento.

Este tipo de prótese é indicada para quem perdeu todos os dentes da boca.

Higienização: a limpeza da prótese total removível deve ser feita depois de todas as refeições. O paciente deve retirá-la da boca para realizar a escovação e, depois, colocá-la normalmente. Na hora de dormir, é importante armazená-la em um recipiente com produtos específicos que auxiliam na limpeza.

Prótese dentária parcial removível

A prótese dentária parcial removível, popularmente conhecida como ponte móvel, é indicada para os pacientes que têm uma quantidade considerável de dentes naturais, mas alguns espaço entre eles (resultado da perda dental). Isso porque a estrutura metálica da prótese será apoiada na gengiva e nos dentes saudáveis.

Higienização: assim como a prótese total removível, a parcial também deve ser retirada para higienização após cada refeição.

Prótese parcial fixa

Esta prótese é indicada para as pessoas que perderam um ou mais dentes e que têm pelo menos dois elementos dentários (um posterior e um anterior ao espaço) que possam dar suporte à prótese que será colocada. Vale lembrar que, como ela será apoiada nos dentes vizinhos, é preciso que eles sejam desgastados e, para isso, precisam estar saudáveis.

Higienização: o paciente deve escovar os dentes normalmente, dando atenção especial ao local onde está a prótese. É importante garantir que nenhum resto alimentar fique acumulado ali.

Existem também os implantes dentários, que são mais indicados, pois de fato são excelentes alternativas para substituir os dentes perdidos. Para entender melhor sobre o assunto, aconselhamos que leia o nosso artigo “Saiba tudo sobre implantes dentários”.

Lembre-se de que cada caso é um caso e deve ser avaliado individualmente por um cirurgião dentista. Ele é o profissional mais qualificado para esclarecer suas dúvidas e indicar o tratamento mais adequado. Se quiser, você pode agendar uma consulta na OdontoCompany clicando AQUI. Nossos especialistas estão à sua disposição.