A gengivite é caracterizada pela inflamação do tecido gengival, causada pela proliferação de bactérias. Quando a higiene bucal não é feita da forma adequada, restos alimentares se alojam entre os dentes e em sua base, formando a placa bacteriana, uma película viscosa e incolor. Caso não seja removida, essa placa pode liberar toxinas que afetam a gengiva e desencadeiam o problema.
Se contida nos estágios iniciais, a gengivite não causa danos à saúde bucal, mas, caso não seja tratada, pode evoluir para uma periodontite e resultar na perda óssea. Por isso, é de extrema importância que você entenda melhor sobre o assunto e conheça as causas, sintomas, tratamentos e formas de evitar a gengivite.
Quais são as causas da gengivite?
A principal causa da gengivite é o acúmulo da placa bacteriana nos dentes e na gengiva. Essa placa de bactérias, também chamada de biofilme, é formada por restos alimentares e se aloja por conta da higienização inadequada (ou por falta dela).
Quais são os principais sintomas da gengivite?
Os principais sintomas da gengivite são: gengiva avermelhada, inchada e sensível, sangramento ao escovar os dentes e ao usar o fio dental, mau hálito constante, gosto ruim na boca e retração da gengiva, fazendo com que os dentes pareçam maiores do que realmente são. Além disso, a inflamação do tecido gengival pode ser causada pelo uso de determinados medicamentos, diabetes, tabagismo e alterações hormonais resultantes da gestação.
Qual o tratamento mais indicado?
Se você estiver com boa parte dos sintomas mencionados acima, deve procurar, o quanto antes, um dentista de confiança. Ele é o profissional mais adequado para identificar o problema e indicar tratamentos eficientes.
Caso a doença seja diagnosticada, será preciso reverter os sintomas e conter a inflamação. Para isso, o dentista irá realizar uma limpeza profunda nos dentes (profilaxia) para eliminar os tártaros e placas bacterianas. Se o estágio da doença estiver mais avançado, o tratamento deverá incluir uso de antibióticos ou anti-inflamatórios.
Atenção: nunca tome remédios por conta própria. Apenas o dentista pode prescrevê-los.
Como prevenir o problema?
A gengivite pode ser evitada com bons hábitos de higienização e consultas regulares ao dentista. Aconselhamos que você use uma escova com cerdas macias, fio dental com cera e enxaguantes bucais diariamente. A higiene deve ser feita logo após as refeições. Lembre-se, também, de visitar o seu dentista a cada 6 meses para realizar uma limpeza dental.
Se ainda restar alguma dúvida sobre gengivite, entre em contato com os nossos especialistas. Eles estão à disposição para ajudá-lo (a).