Ortodontia é o ramo da odontologia capaz de corrigir vários problemas dentários que causam desde incômodos na mastigação até anormalidades estéticas. Na busca pelo sorriso bonito, os pacientes cada vez mais têm buscado aparelhos discretos, que causam o mínimo possível de desconforto. Afinal, o sorriso é a uma ferramenta universal de comunicação. Visando melhorar o desempenho do tratamento, o aparelho autoligado tem se tornado uma das melhores alternativas do mercado.
Mas antes de falar das vantagens do aparelho autoligado, é preciso explicar de forma simples as partes que compõe um aparelho ortodôntico convencional. São três os elementos que carregam a função de mover os dentes para a posição ideal:
– Uma peça chamada braquete, que é colocada em cada dente;
– Um fio que passa por cada braquete e exerce pressão corretiva nos dentes;
– Uma ligadura elástica, popularmente conhecida como “borrachinha”, responsável por segurar o fio no braquete.
As borrachinhas usadas nos aparelhos ortodônticos convencionais apresentam várias desvantagens, como desconforto, fricção e retenção de bactérias orais. Logo, a ideia do aparelho autoligado é justamente retirá-las, de modo que o fio ortodôntico se ligue diretamente ao braquete. A medida que o tratamento avança, a grossura do fio vai aumentando e ficando mais rígido. Nas fases finais, ocorre o chamado refinamento. Essa última etapa é fundamental, pois é ela que vai reforçar o alinhamento e não permitir a movimentação dos dentes após a retirada do aparelho.
Vantagens do aparelho autoligado
- Facilita e acelera o movimento livre dos dentes. Além disso, causa menos desconforto devido a uma diminuição das forças ortodônticas. A movimentação nesse caso é constante e suave, bastante adequada principalmente para pacientes sensíveis.
- Maior segurança e efetividade no tratamento em relação ao aparelho convencional.
- Diminui o aparecimento de manchas nos dentes, desde que realizada uma higienização correta. Ainda assim, é recomendado reduzir o consumo de alguns alimentos e bebidas como café, refrigerante, vinho e demais bebidas muito pigmentadas.
- Diminuição da retenção de alimentos e, consequentemente, o desenvolvimento de cáries e placa bacteriana.
- Tratamento mais rápido. De acordo com pesquisas, o tempo de duração de um tratamento com aparelho autoligado é reduzido em até 24%. A tensão constante acelera a movimentação dentária, possibilidade uma correção satisfatória num espaço de tempo um pouco mais curto.
Para quem o aparelho autoligado é recomendado?
O tratamento com esse tipo de aparelho é recomendado principalmente em casos de mordidas cruzadas, nascimento de dente fora do lugar e dentes desalinhados, pois esses casos exigem maior atenção nas fases iniciais de alinhamento e nivelamento.
Agora que você já conhece melhor as vantagens do aparelho autoligado, entre em contato com a nossa equipe e tire todas as suas dúvidas. Estamos sempre à sua disposição. Até a próxima!