A periodontite é um dos problemas mais desagradáveis quando falamos de doenças bucais. Ela consiste em uma infecção avançada da gengiva que acaba afetando também os ossos que fixam os dentes. Quando não tratada adequadamente por um especialista em periodontia, pode levar à problemas de saúde mais graves, além da perda do dente.
Quais são os sintomas mais comuns da periodontite?
A maioria dos sintomas é a mesma da gengivite: gengivas sensíveis e inchadas que podem sangrar facilmente ao escovar ou usar fio dental. Preste também atenção e monitore de perto:
- Mau gosto na boca e mau hálito (halitose);
- Dor ao consumir alimentos ou bebidas quentes, frias ou doces;
- Sensação de que o dente está ficando solto.
Os sintomas acima são geralmente dolorosos, então há uma boa chance de você notá-los imediatamente. É importante marcar uma consulta com o dentista o mais rápido possível para se livrar de pequenos problemas nas gengivas antes que eles se tornem mais graves.
Periodontia e tratamentos
Ao se consultar com um periodontista, você recebe orientação necessária para o tratamento, interrompendo assim a progressão.Mas vale lembrar que a periodontite é o resultado direto da falta de higiene bucal. No entanto, é possível também que esteja relacionada a predisposições genéticas.
Como evitar a periodontite?
Tenha uma boa higiene bucal para impedir o desenvolvimento de gengivite e periodontite. Aqui estão algumas regras de ouro para manter a higiene bucal em dia:
- Vá regularmente ao dentista.
- Escove os dentes, no mínimo, três vezes por dia com uma escova e pasta de dentes recomendada pelo seu dentista
- Use fio dental diariamente para remover bactérias e restos de comida.
- Pare de fumar: uma mudança no seu estilo de vida que também é boa para a sua saúde.
- Se você notar que suas gengivas estão inchadas ou sensíveis, consulte seu dentista o mais rápido possível.
Lembre-se de que escovar e usar fio dental remove a placa dentária, mas ela pode voltar rapidamente, portanto, cuide da sua saúde bucal todos os dias. Escove os dentes adequadamente, use fio dental e adote uma boa higiene geral para reduzir significativamente o risco de desenvolver periodontite. Peça aconselhamento profissional assim que começar a se preocupar com as gengivas e os dentes. Caso esteja procurando tratamento, entre em contato conosco. Estamos prontos para ajudá-lo.