Os dentes de leite das crianças começam a se formar aos 3 ou 4 meses e terminam completamente aos 3 anos. Muitos pais acreditam que, por não serem definitivos, não exigem cuidados tampouco exames. Esse pensamento não poderia estar mais errado.
Eles são muito importantes para o crescimento e desenvolvimento dos dentes permanentes e ossos da mandíbula. Também permitem uma boa mastigação e, portanto, uma boa nutrição. Da mesma forma, tornam possível a articulação correta de sons e palavras. Além de orientar corretamente a erupção dos dentes permanentes.
O tratamento e a proteção dos dentes de leite necessitam de atenção especial. Em suma, porque sua perda precoce pode causar problemas de mastigação e até mesmo desalinhamento. De fato, sua função é manter o espaço na gengiva para o dente definitivo. Caso contrário, pode acontecer que o dente comece em uma posição incorreta ou tenha dificuldade em sair.
Como escovar os dentes de leite
Os dentes de leite começam a aparecer em crianças a partir dos 6 meses de idade. Por volta dos 3 anos, é possível que seu filho já tenha todos os 20 dentes de leite na boca. Quando os primeiros dentes aparecem, os pais devem iniciar os primeiros procedimentos de higiene bucal do bebê. Para fazer isso, basta limpar os dentes e gengivas do bebê constantemente com gaze úmida.
Com o passar do tempo, você poderá começar a usar uma escova de dentes específica para a idade da criança. É de fundamental importância que ela tenha as seguintes características:
- Cerdas macias ou médias, dependendo da idade;
- Cabeça pequena que atinge facilmente todas as áreas da boca;
- substituição frequente (pelo menos a cada 2 meses).
A pasta de dentes deve ser colocada na escova com a menor quantidade possível. O equivalente a meio grão de arroz, evoluindo para um grão inteiro. Você deve escovar bem todas as superfícies dos dentes e por pelo menos 2 minutos. A escovação deve ser realizada segurando a boca da criança entreaberta e fazendo um movimento da gengiva para o dente, para escovar bem também dentro do sulco gengival e evitar recessão. O uso de fio dental também deve ser inserido nos hábitos de higiene o mais rápido possível.
Quando fazer a primeira visita então?
O pré-requisito para criar uma “consciência dentária” é estabelecer uma relação de confiança entre a criança e odontopediatra. Dessa forma, os possíveis sentimentos de ansiedade e medo são eliminados.
Durante as visitas de check-up, o odontopediatra poderá dar indicações sobre hábitos de higiene e alimentação, recomendar produtos com flúor ou cremes dentais específicos. Deve ainda fornecer informações sobre os hábitos estragados que podem comprometer a oclusão normal.
O objetivo da odontopediatria é, de fato, prevenir patologias cariosas, más oclusões e diagnosticar problemas precocemente.
Foi demonstrado que é muito mais fácil tratar cáries ainda pequenas. Se o problema for resolvido ainda no estágio inicial, pode ser impedida de se espalhar para os dentes vizinhos. Dessa forma, o risco de abscessos, infecções ou experiências dolorosas é bastante reduzido.
Para mais informações sobre como cuidar dos dentes de leite dos seus filhos e para uma visita de check-up, não hesite em entrar em contato conosco. Temos odontopediatras disponíveis para acompanhar a boa saúde dos seus filhos. Entre em contato conosco e marque hoje mesmo uma consulta.
Até a próxima!