Recentemente você aprendeu que podem ser diversas as causas para sangramento na gengiva. A mais comum é a gengivite, forma mais precoce e leve da doença gengival. Entretanto, quando ela não é tratada, evolui para um quadro de periodontite, infecção grave que danifica as gengivas e pode destruir o osso maxilar. Sendo assim, o tecido gengival se desprende dos dentes, criando bolsas (um espaço entre o dente e a gengiva) na qual o excesso de bactérias pode se acumular e causar infecção.
Quais pessoas são atingidas por esse problema?
O início da doença ocorre na idade adulta, geralmente em pessoas com mais de 35 anos. Contudo, também pode ocorrer antes disso, dependendo dos fatores de risco periodontais. A periodontite é uma inflamação bastante lenta e contínua, com perda progressiva de osso e demais estruturas. Nesse sentido, é de longe a causa mais comum de perda de dentes em adultos. Entre os fatores de risco tabagismo, doença sistêmica, estresse e genética.
Sintomas da periodontite crônica
Os sintomas são causados por alterações teciduais como reação do organismo à infecção bacteriana. Como na gengivite, ocorre o dilatamentos dos vasos sanguíneos. E mais:
- Formação de bolsa;
- Vermelhidão e sangramento das gengivas;
- Retração da gengiva;
- Dores ao mastigar;
- Tártaro;
- Sensação de dentes moles, frouxos;
- Abscessos na gengiva;
- Mau hálito.
Qual é a classificação?
A periodontite crônica pode ser classificada quanto à extensão e à severidade. De acordo com a subclassificação temos:
- Periodontite crônica localizada: menor que 30% do envolvimento;
- Periodontite crônica generalizada: maior que 30% do envolvimento;
- Leve: 1 a 2mm de inserção clínica;
- Moderada: 3 a 4 de perda de inserção;
- Severa: maior ou igual a 5 mm de perda de inserção;
(fonte: odontologistas.com.br)
Como tratar a periodontite crônica?
A periodontite é uma forma grave de doença gengival, portanto você não pode tratá-la sozinho (a) em casa. Quanto mais cedo você for ao dentista, melhor. A propósito, a periodontite afeta não só a saúde bucal, mas a saúde como um todo. Especialistas afirmam que diabetes, doenças inflamatórias dos pulmões e doenças cardiovasculares em combinação com periodontite podem ocorrer com mais frequência ou em um ritmo mais agressivo. Portanto, é duplamente importante tratar esse problema o mais rápido possível.
Se você tiver algum dos sinais de doença periodontal acima, marque agora mesmo um horário com a nossa equipe. Estamos prontos para atendê-lo (a) e deixar a sua saúde bucal em dia.
Até a próxima!