Você sabe o que é um enxerto ósseo dentário?

Muitas pessoas gostariam de recuperar o sorriso por meio de implantes, mas sentem receio quando ouvem falar de “enxerto ósseo”. O que a maioria não sabe é que apenas em casos específicos ele é necessário. Vamos explicar. Sempre que a espessura do osso não for suficiente para a colocação de um implante dentário, é preciso fazer um enxerto ósseo. É por meio dele que o volume do osso é reconstituído, chegando a um nível suficiente de massa óssea. Sendo assim, a boa osseointegração do implante no osso da mandíbula ocorre sem problemas. Nesse sentido, os enxertos podem ser de três tipos: autógeno, alógeno e xenógeno. Mas isso é assunto para outro momento. 

Em vez de um pedaço de osso do seu corpo, os avanços na área já permitem o uso de material sintético, que age da mesma forma e ajuda a reformar o osso enfraquecido da mandíbula. Depois que o procedimento estiver concluído, você terá que esperar até que ele esteja bem integrado. Pode levar alguns meses até que você possa possa seguir com o seu procedimento de implante dentário. Mas não desanime. Esse tempo é essencial para o sucesso do procedimento. 

Lembrando que um implante é composto por duas partes: um pino metálico colocado no osso do maxilar que funciona como raiz do dente, e uma coroa que é colocada sobre a primeira peça. Para saber mais sobre o assunto, recomendamos a leitura dos nossos textos Saiba tudo sobre os implantes dentários e Quais são as vantagens dos implantes e próteses

Como saber se você precisa ou não fazer um enxerto ósseo? 

Cada caso é único. E apenas um dentista pode determinar se você precisa ou não de enxerto ósseo. Em determinadas situações, é possível realizar um enxerto ósseo ao mesmo tempo em que se está realizando os implantes dentários. Isso reduz o número de procedimentos e a duração total do tratamento. Nesse sentido, é uma vantagem particularmente importante no contexto em que estamos vivendo. Mas, em suma, podemos dizer que a realização de um implante dentário é a melhor solução para substituir os dentes perdidos, com segurança e a longo prazo, sem afetar outros dentes. Além disso, também melhora a estética do sorriso, especialmente no caso de extrações dentárias. E claro, ajuda a manter a estrutura óssea do rosto, evitando envelhecimento precoce.

Quer saber qual é o seu caso? Então marque hoje mesmo uma avaliação na OdontoCompany. Entre agora em contato com a nossa equipe. Estamos esperando você!