5 dúvidas sobre saúde bucal na gestação

A saúde bucal na gestação é um assunto que costuma gerar bastante dúvidas. De fato, as várias mudanças hormonais e fisiológicas da gravidez também afetam o estado geral dos dentes e gengivas. As náuseas e vômitos, principalmente no primeiro trimestre da gravidez, e a mudança na dieta alimentar, também podem agravar a situação. Isso porque desequilibram o pH da boca, o que pode levar à desmineralização dos dentes.

Dessa forma, o atendimento odontológico na gestação requer atenção especial e orientação aos tratamentos preventivos pré e pós-natal, a fim de manter a boca o mais saudável possível.

As dúvidas mais comuns sobre saúde bucal na gestação

Quando consultar o dentista e quais os tratamentos permitidos durante a gravidez?

O momento mais seguro para a maioria dos tratamentos odontológicos é o segundo trimestre (das semanas 14 a 26). Sempre que possível, evite a administração de medicamentos.

Durante a gravidez, tratamentos como implantes ou cirurgias complexas não são recomendados. Mulheres grávidas podem tratar cáries e fazer tratamentos periodontais, e podem ser submetidas a extrações dentárias não complexas, bem como iniciar tratamentos ortodônticos.

Por que as gengivas sangram durante a gravidez?

Essa é uma queixa comum entre gestantes. Na verdade, os hormônios tornam esses tecidos orais mais sensíveis à irritação e, portanto, ao sangramento. É essencial remover o máximo de placa dentária possível para evitar gengivite. A boa notícia é que esse problema geralmente desaparece após o parto. 

A anestesia dentária pode ser usada?

Exceto no primeiro trimestre da gravidez, o uso da anestesia não é prejudicial para o seu bebê. A realização de tratamentos sem anestesia dentária em mulheres grávidas não é aconselhável, uma vez que a dor provoca um estado de estresse que pode influenciar negativamente. Portanto, é necessário escolher profissionais responsáveis e experientes.

E quanto ao raio-x? É seguro?

Durante o primeiro trimestre nenhum tipo de raio-x será realizado, pois pode afetar o desenvolvimento do bebê. Entretanto, após a primeira fase da gravidez, não há perigo de realizar exames radiológicos odontológicos desde que utilizado corretamente o  avental de chumbo. A dose de radiação nesses casos é muito baixa, portanto seu uso é totalmente seguro.

Preciso mudar meus hábitos diários de saúde bucal?

Se você já escova os dentes após as refeições e usa o fio dental, fique tranquila. Basta continuar com essa rotina.  Esta é a melhor maneira de manter uma boa saúde bucal durante a gravidez. Por outro lado, se essas ações não fazem parte da sua rotina de cuidados, agora é o melhor momento para começar. 

Saúde bucal na gestação também é na Odontocompany

O atendimento odontológico na gestação requer atenção especial e orientação aos tratamentos preventivos pré e pós-natal, a fim de manter a boca o mais saudável possível. Aqui na Odontocompany Santo André contamos com especialistas prontos para atendê-la durante a gravidez. Marque agora um horário e garanta o melhor tratamento possível com todo o conforto e atenção que você merece.

Até a próxima!