Segue muitos famosos no Instagram? Então você certamente já se perguntou se agora o consultório do dentista virou clínica estética. E daí surge a dúvida: mas pode isso? Afinal, o dentista tem autorização para aplicar botox e fazer outros procedimentos nos pacientes?
De fato, o avanço da tecnologia, a inovação e o desenvolvimento de técnicas cada vez menos invasivas incentivam muitos a se submeterem a um tratamento estético para melhorar a aparência física. Alguns dos mais procurados são preenchimento com ácido hialurônico e toxina botulínica (o famoso botox). Mas como é garantida a segurança do paciente que se submete a esse tipo de tratamento? E se surgir um problema com as técnicas ou substâncias utilizadas, quem é o responsável?
Dentista pode ou não pode aplicar botox?
E a resposta é sim, pode. Segundo a legislação vigente, o dentista pode realizar esses tipos de procedimentos estéticos. Desde 2019, o CFO reconhece a harmonização orofacial como especialidade odontológica, a partir da resolução 198/2019. Dessa forma, permite que cirurgiões-dentistas realizem tratamentos com botox, preenchedores e laser, além de técnicas cirúrgicas para correção de lábios e bochechas.
Porém, é necessário que o profissional tenha especialização em Harmonização Orofacial, em cursos com carga mínima de 500 horas. Também tem o direito ao registro de especialista em Harmonização Orofacial, o cirurgião-dentista que tenha especialização em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilo Facial, com atuação efetiva nos últimos cinco anos. No mais, profissionais de qualquer outra especialidade, que atuem há cinco anos, e tenham, no mínimo, 360 horas de cursos que englobam o conteúdo também podem aplicar botox em pacientes.[1]
Botox para problemas bucais
A injeção de toxina botulínica pode se tornar uma solução eficaz para problemas como bruxismo, sorriso gengival, mastigação unilateral e muitos outros.
Quem sofre com bruxismo, conhecido como ranger de dentes, tipicamente relata dores faciais, desgaste excessivo dos dentes, enxaquecas e até mesmo dores na coluna. Para tratá-lo, é necessário o uso de placas especiais para proteger os dentes.
Outra opção de tratamento pode incluir a aplicação de botox nas terminações nervosas, que se encontram nos músculos da mandíbula, fazendo com que eles percam a mobilidade, mas não a sensibilidade, e tampouco sem afetar a capacidade de mastigar.
Já os casos de sorriso gengival podem ser tratados de forma fácil e nada invasiva. Quando injetado, o botox pode relaxar os músculos do lábio superior e limitar a elevação do lábio superior ao sorrir. Assim as gengivas ficarão cobertas.
Quer aplicar botox? Escolha com cuidado
Se você quer fazer um tratamento estético, o ideal é ir a locais sérios, atendidos por profissionais com experiência e responsabilidade comprovadas. Aqui na Odontocompany Santo André você encontra tudo isso e muito mais. Atendimento integrado e diversos tratamentos para deixar a sua saúde bucal perfeita. Entre em contato conosco ou, se preferir, agende agora mesmo uma avaliação. Aguardamos o seu contato!