Afta na boca: quando você deve se preocupar?

Como uma pequena ferida pode incomodar tanto? Esse é um questionamento comum quando temos uma afta na boca. De cara é importante ressaltar que afta e herpes labial não são a mesma coisa. 

As aftas são pequenas úlceras que crescem a partir de uma infecção bacteriana e podem ocorrer sob a língua, dentro das bochechas ou lábios e na base das gengivas. Não é uma inflamação contagiosa, portanto não é transmitida de uma pessoa para outra.

Já a herpes labial se desenvolve a partir de uma infecção viral e é contagiosa, aparecendo em terminações nervosas (lábios e toda a região ao redor).  

O que causa a afta na boca?

Trauma

Anestesia injetada localmente antes de um procedimento odontológico, mordidas acidentais na parte interna da bochecha e até mesmo acidentes com objetos na boca, como escovação vigorosa das gengivas, também podem contribuir para o desenvolvimento dessas feridas. O que acontece é que as bactérias entram na gengiva através de pequenas feridas, causando uma infecção.

Estresse

Acredita-se que o estresse pode atuar como um catalisador para o desenvolvimento de aftas. Além disso, algumas pessoas reagem ao estresse mordendo inconscientemente os lábios ou a parte interna das bochechas, ocasionando as aftas.

Problemas gastrointestinais

Especialistas alertam que sensibilidade ao glúten, doença celíaca, doença de Crohn e colite ulcerativa podem estar relacionadas ao desenvolvimento de aftas. Se você sofre de alguma dessas doenças, é importante conversar com seu dentista sobre outros riscos à saúde que podem surgir do glúten ou da intolerância a alguns alimentos.

Quando se preocupar com aftas?

Embora benignas na grande maioria dos casos, aftas podem ser uma manifestação de uma doença sistêmica. Além disso, lesões graves, como câncer bucal, podem se assemelhar a uma simples úlcera.

As aftas devem ser avaliadas quando:

  • Forem grandes;
  • Aparecerem com frequência;
  • Houver sinais de infecção;
  • Estiverem associadas à febre e à perda de peso;
  • Demoram a desaparecer;
  • A dor persiste mesmo com o uso de medicamentos.

Por isso, é importante consultar um dentista e relatar o problema. Dessa forma, você é encaminhado para o tratamento adequado para descobrir a origem do problema. Caso tenha identificado alguns dos sintomas assim na sua afta, marque agora uma consulta. Nós aqui da Odontocompany Santo André estamos esperando o seu contato e preparados para atendê-lo com atendimento integrado e de qualidade.