O câncer bucal é uma doença que pode atingir homens e mulheres. Seu surgimento decorre de uma soma de alguns fatores de risco que exigem atenção. Saiba mais sobre o tema a seguir.
O câncer bucal pode acometer as estruturas orais como lábios, bochechas, céu da boca, língua e gengivas, por exemplo. Aliás, existem três tipos que são os mais comuns dentre os pacientes: Carcinoma de Células Escamosas, Verrucoso e de Glândulas Salivares.
No Brasil, a estimativa é de cerca de 11 mil novos casos de câncer bucal para cada ano do triênio 2020-2022. Embora seja mais comum em homens com idade superior a 45 anos, é fundamental se ater a alguns hábitos prejudiciais.
Quais são os fatores de risco do câncer bucal?
Tabagismo e consumo de álcool
O hábito de fumar ou mascar tabaco é comprovadamente um dos riscos de surgimento do câncer bucal. Não só o cigarro comum, bem como charutos, narguilé e palheiros.
O consumo de álcool é outro fator associado já que esse hábito dá espaço para infecções bucais, de laringe, esôfago, entre outros.
Vírus do papiloma humano
Estudos indicam a correlação do Papilomavírus humano com o surgimento de câncer bucal. Por nem sempre apresentar sintomas, uma das formas de evitar o HPV é por meio da vacina e prevenção durante os atos sexuais.
Exposição à radiação solar
Indivíduos que se expõem diretamente ao sol devem utilizar protetor solar e labial com fator adequado. Além disso, proteção externa como chapéus e capacetes são fundamentais.
Por fim, também é necessário se atentar a sinais como: excesso de peso, faixa etária e saúde bucal. Ou seja, a prevenção do câncer bucal deve ser feita comunicando a importância do diagnóstico precoce e o alerta aos fatores de risco.
Quais os sintomas do câncer bucal?
Fique em alerta para sinais como:
- Lesões internas ou externas na cavidade oral que persistem por mais de 15 dias;
- Manchas ou placas vermelhas e esbranquiçadas;
- Nódulos no pescoço;
- Rouquidão persistente.
É hora de agendar uma avaliação
Que tal aproveitar para agendar uma avaliação com um de nossos especialistas? Não deixe sua saúde de lado e entre em contato a fim de marcar um horário. Somamos cerca de 1000 unidades em todo o Brasil, basta escolher a mais próxima de você!
Se interessa pela área da saúde bucal? Se sim, você também precisa conhecer nossas redes sociais. Encontre conteúdo simples e interativo sobre diversos temas relacionados à odontologia. Acompanhe nossos perfis no Facebook e no Instagram.
Até a próxima!