Ranger ou apertar os dentes inconscientemente enquanto dorme pode ser sinal de bruxismo. Há quem manifeste a desordem funcional até mesmo durante o dia e, nessas situações, o problema recebe o nome de briquismo. No primeiro caso, a pessoa só terá consciência da disfunção se for avisada por alguém que a viu dormindo ou se começar a sentir os principais sintomas do bruxismo. Na lista dos mais comuns estão:
- Dor de cabeça;
- Dor na mandíbula, pescoço e músculos da face;
- Desgaste e sensibilidade nos dentes;
- Dor e zumbido no ouvido;
- Estalos ao abrir e fechar a boca;
- Alterações do sono;
- Dentes moles;
- Em estágios mais avançados, pode causar problemas ósseos, na gengiva e na articulação da mandíbula (ATM).
Causas do bruxismo
Ainda não se sabe qual é a verdadeira causa do bruxismo, mas alguns fatores podem influenciar na evolução do problema. Situações de estresse, tensão, ansiedade e má oclusão dental estão entre eles.
Tratamentos para o bruxismo
Se você manifestar alguns dos sintomas listados anteriormente, não deixe de procurar ajuda profissional. Vá, o quanto antes, ao dentista para que ele possa avaliar se você tem ou não o bruxismo. Caso a disfunção seja diagnosticada, será preciso adotar alguns hábitos em sua rotina. O principal deles é o uso das placas interoclusais flexíveis de silicone ou as rígidas de acrílico durante o sono. Elas vão impedir que os dentes entrem em atrito, evitando o desgaste.
Além disso, recomendamos que você encontre alternativas para amenizar o estresse, tensão e ansiedade. Selecionamos algumas que podem ajudar:
✔ Tente meditar antes de dormir ou quando estiver em um ambiente tranquilo e silencioso;
✔ Tome um banho morno antes de dormir. Ajudará a relaxar o corpo;
✔ Tome todos os dias chá de camomila, passiflora ou qualquer outra erva que tenha efeito calmante;
✔ Pratique exercícios físicos;
✔ Relaxar todos os músculos do corpo antes de dormir.
✔ E, o principal, controle sua respiração.
Esperamos que as dicas sejam de grande ajuda! Se precisar de mais informações sobre o assunto, entre em contato com um de nossos especialistas. Eles estão à disposição para atendê-lo (a).
Até a próxima!