O diastema é um espaço entre dois dentes, na maioria das vezes entre os dois incisivos superiores centrais. No caso de um diastema generalizado, todos os dentes são afastados, mesmo independentes. Na França, eles são conhecidos como “dentes da felicidade” ou “dentes da sorte”, e artistas como Elton John e Madonna fazem questão de mantê-los assim, embora seja possível fechá-los.
Normalmente, um diastema não é patológico e, raros os casos, constitui um problema funcional. Entretanto, é bom ficar alerta aos riscos. Um deles é a retenção de alimentos, que, a longo prazo, pode causar gengivite ou outro problema nas gengivas. O diastema pode provocar também distúrbios fonéticos devido ao ar que passa entre os dentes incisivos.
Origem dos diastema
As origens podem ser diversas, podendo ser genéticas ou adquiridas. Entre elas estão:
- Hereditariedade;
- Problema hormonal durante a formação do dente;
- Agenesia dentária;
- Má formação o ou posição incorreta do freio labial;
- Um acidente, por exemplo, trauma da face, fratura do maxilar. Nesses casos, dizemos então que o diastema é adquirido.
Como tratar um diastema?
Quando os primeiros dentes aparecem, é bastante comum notar um espaçamento entre os incisivos superiores. No entanto, esse espaçamento geralmente diminui naturalmente a medida que vamos envelhecendo. Se não for esse o caso, falamos de um diastema definitivo.
Dependendo da gravidade, existem soluções diferentes:
- Se o espaço for mínimo e representar um incômodo estético, a faceta será frequentemente uma avenida proposta;
- A resina também está disponível em alguns casos. Esta solução barata é, no entanto, menos resistente;
- A coroa também é uma solução para algumas pessoas. Isso melhora a forma do dente, além de preencher o espaço. Podem também reparar um dente danificado pela cárie;
- Por outro lado, se o espaço for maior e representar uma questão mais complexa, a ortodontia, é na maioria dos casos, a melhor solução.
Você tem um espaço indesejado entre dois dentes? Entre em contato com os nossos especialistas. Avaliamos a natureza do problema e recomendamos o tratamento adequado para o seu problema.
Até a próxima!