Gengiva inflamada: quais podem ser as causas?

Se as gengivas sangram durante o uso do fio dental ou escovação, é um indicativo de que algo está errado. Uma gengiva saudável apresenta coloração rosa, ligeiramente mais claras ou mais escuras, dependendo da cor da pele. Elas protegem contra bactérias e o risco de inflamação, além de cobrirem as raízes dos dentes e, assim, evitarem dentes “sensíveis”. Percebeu como a gengiva desempenha uma função super importante na sua saúde bucal? Por isso, é preciso prestar atenção a qualquer alteração que elas possam apresentar. 

O que pode causar gengiva inflamada?

Muita força ao escovar os dentes

Se você escovar os dentes com muita força por um longo período de tempo, sua gengiva pode ficar irritada e danificada. Além disso, uma escovação inadequada pode resultar também em uma retração da gengiva. Portanto, opte por uma escova de dente macia e não pressione demais ao escovar. Faça movimentos suaves e circulares. Dessa forma, você protege não só a sua gengiva, mas também o esmalte dos dentes. 

Tabagismo

Fumar reduz o fluxo sanguíneo para as gengivas, o que compromete o combate aos problemas gengivais. Além disso, a fumaça do cigarro irrita as gengivas e retarda o processo de cicatrização em gengivas inflamadas. As substâncias nocivas também reduzem a produção de saliva. O resultado? Menos anticorpos na cavidade oral, uma vez que a saliva limpa e protege a boca. 

Alguns medicamentos

Certos medicamentos (especialmente anticoagulantes), utilizados em tratamentos, doenças ou alterações hormonais, aumentam o risco de gengiva inflamada. A fenitoína (anticonvulsivante), ciclosporina (usado em pacientes que passaram por  transplante de órgãos), nifedipino (controle da pressão arterial e da frequência cardíaca) contraceptivos orais ou injetáveis ainda podem promover o crescimento da gengiva, o que dificulta a eliminação da placa bacteriana.

Predisposição genética

Pesquisas mostram que algumas famílias apresentam uma predisposição a problemas gengivais. Essa alta suscetibilidade pode dar seus primeiros sinais ainda na infância, no desenvolvimento dos dentes de leite. Nesses casos, o ideal é o acompanhamento periódico por parte do paciente e dentista. Caso não seja tratada, pode evoluir para casos mais graves, ocasionando perda dentária prematura.

O que o dentista podem fazer por você?

Essas são apenas algumas das condições que podem alterar a saúde da sua gengiva. Apenas um dentista pode dar o diagnóstico preciso e recomendar a melhor forma de curar a sua gengiva inflamada. Mas lembre-se: prevenir ainda é a melhor solução. Faça uma escovação correta, utilize fio dental, mantenha uma alimentação saudável e cultive bons hábitos. A sua saúde bucal e o seu corpo certamente vão agradecer.

Até a próxima!