Contenção do aparelho ortodôntico: para o que serve?

Retirar o aparelho ortodôntico é sempre uma grande felicidade. Porém, é preciso lembrar que o tratamento ortodôntico ainda não está completo. Nesse momento, entra em jogo uma nova etapa: a de utilizar a contenção nos dentes

A maioria dos pacientes acredita que, após a remoção do aparelho fixo, os dentes permanecem na mesma posição para sempre. Infelizmente, estudos já comprovaram que não há como garantir um resultado permanente. Afinal, estamos falando de dentes e, assim como qualquer elemento do corpo, eles estão sujeitos a modificações durante a vida. 

Portanto, a contenção não se destina a mover os dentes ou corrigir uma má posição deles. O objetivo dela é manter os dentes alinhados em sua nova posição obtida por meio do tratamento ortodôntico.

Quais são os tipos de contenção?

Existem dois tipos: a móvel, também chamada de “aparelho móvel”, e a fixa. A primeira é utilizada no arco superior, podendo ser removida no momento das refeições e atividades físicas. Já a segunda, é posicionada no arco inferior, pois é um local com maior chance de movimentação dentária. É composta de fios de compressão ortodônticos, metálicos, colados na face interna da dentição, geralmente entre os caninos do paciente. 

Por quanto tempo ela deve ser utilizada?

No caso da contenção móvel, apenas o seu ortodontista pode determinar com exatidão por quanto tempo você deverá usá-la. Sendo assim, na maioria dos casos, o uso é equivalente ao tempo que o paciente passou com o aparelho fixo, com controle a cada 6 meses. Já a fixa é permanente.

O que acontece se eu não usar?

Decidir não utilizar a contenção por um longo período de tempo pode causar aborrecimentos. Sem ela, os dentes recém-alinhados podem retomar ao posicionamento inicial, o que representaria a perda do resultado que você tanto lutou para conseguir. Primordialmente, é importante que se a contenção estiver machucando, atrapalhando ou descolando, você deverá marcar uma consulta imediatamente com o seu ortodontista. 

Tem mais dúvidas sobre a contenção do aparelho ortodôntico? Entre em contato agora conosco. Nossa equipe está preparada para atendê-lo (a).