O que é o clareamento dental?
Já é de conhecimento de todos que o brasileiro é um dos povos que mais se preocupa com a aparência no mundo. É por isso que o número de procedimentos estéticos não para de crescer. Entre os mais procurados nos últimos anos está o clareamento dental. Trata-se de uma técnica que utiliza agentes clareadores para deixar os dentes mais brancos e bonitos. Apesar de conhecido, muitas dúvidas ainda rondam o assunto. Você sabe, por exemplo, quais são os tipos de clareamento dental? Quanto tempo eles duram? Como são realizados? Para quais pessoas são indicados?
No artigo de hoje explicaremos todas essas questões. Confira:
Tipos de clareamento dental e como são feitos
Selecionamos os dois principais tipos de clareamento dental, aqueles mais utilizados pelos dentistas.
Clareamento a laser
É realizado no consultório médico pelo dentista. Nesse tratamento os dentes do paciente são cobertos com um gel clareador de uso profissional, geralmente com peróxido de carbamida ou peróxido de hidrogênio, e os lábios e gengivas são protegidos para que não entrem em contato com o produto. Feito isso, é feita a aplicação do laser, que fará com que as manchas escuras e pigmentos sejam eliminados.
Vou ficar com os dentes brancos em quanto tempo? Essa técnica é indicada para as pessoas que buscam por resultados instantâneos, já que, dependendo do caso, uma sessão já é suficiente para deixar os dentes mais brancos. Se as manchas forem muito escuras, será preciso aumentar o número de sessões. Apenas o seu dentista, após uma rigorosa avaliação, poderá definir a quantidade necessária. Portanto, não deixe de conversar com ele.
Clareamento caseiro
Como o nome já diz, esse tratamento é realizado em casa pelo próprio paciente – claro que com orientações do dentista. O único procedimento feito no consultório é o molde dos dentes, que será usado para a confecção de uma placa, chamada de moldeira. Ela tem o formato exato da arcada dentária do paciente e será usada para aplicação do gel clareador indicado pelo dentista.
O processo é bem simples: basta colocar o produto na moldeira, encaixá-la nos dentes e aguardar a ação do agente, que varia de tempo conforme o escolhido.
Terei de usar a moldeira quantos dias? Não existe uma regra definida. O tempo de uso vai depender do objetivo do paciente e da situação de seus dentes. Se eles tiverem poucas manchas, o tempo de uso será menor e, caso tenham muitas, o tratamento tem de ser prolongado. Em geral, os dentes levam em torno de 30 dias para ficarem bem branquinhos.
Duração do tratamento
Ambos os clareamentos duram entre 1 e 3 anos. Após esse período, poderá ser feito um retoque para voltar à coloração alcançada no tratamento. Porém, vale ressaltar que esse fator vai depender dos hábitos alimentares. Quem toma café muito, vinho, refrigerante, sucos industrializado e come alimentos ricos em corantes, por exemplo, não manterá o resultado do clareamento dental por um longo período. Para conservar os dentes brancos e melhorar a eficácia do tratamento, é necessário evitar a ingestão de qualquer alimento ou bebida que tenha forte coloração.
Contraindicações do clareamento dental
Em alguns casos não é permitida a realização do tratamento. Veja em quais:
- Mulheres grávidas ou em período de amamentação;
- Pessoas que tenham: alergia ao produto utilizado no clareamento, dentes com a raiz exposta, sensibilidade dentária excessiva, cárie, dentre outros;
- Adolescentes menores de 15 anos.
Se você ainda tiver alguma dúvida em relação ao tratamento de clareamento dental, entre em contato conosco. Nossos especialistas estão à disposição e será um prazer ajudá-lo (a). Agende uma consulta para avaliação clicando AQUI.