Tempo de leitura 5 min

Faz tempo que você está insatisfeito com o seu sorriso, não é mesmo? Mas não se desespere: muitas pessoas têm problema no alinhamento dos dentes, e isso pode ser solucionado com a ajuda de um dentista. Neste conteúdo, descubra o que é, para que serve e quais são as etapas do tratamento com aparelho ortodôntico.

Qualquer procedimento na área odontológica começa pelo diagnóstico. Entenda como a instalação do aparelho depende do exame clínico e por que ela inclui, também, o alinhamento, a correção, as visitas regulares ao cirurgião-dentista e, finalmente, a conclusão do processo com a contenção. Leia agora mesmo para tirar as dúvidas!

Para que serve e quando utilizar tratamento com aparelho?

Antes de falar exatamente sobre as etapas do tratamento com aparelho, é preciso explicar em que consiste e para que ele serve. O método dentário é ideal para quem precisa corrigir o posicionamento dos dentes, seja por razões estéticas, seja pelo funcionamento de todas as partes da boca.

O primeiro momento é o diagnóstico feito pelo profissional. Com o aval do ortodontista, chega a hora de colocar o aparelho, cujo tipo (fixo ou removível) e o tempo de tratamento dependem das características do paciente. Porém, a dúvida que fica é: quais são as etapas desse procedimento? Vamos ver adiante os 6 diferentes passos.

1. Diagnóstico

Como você já deve ter percebido, o diagnóstico é indispensável na área odontológica. E o motivo é simples: não existe o que solucionar ou remediar sem que se conheça o problema! Aqui, o dentista investigará a situação para, em seguida, definir o plano de ação que alcance o sorriso perfeito.

A etapa não é complexa, inclui desde a primeira avaliação de caso até a solicitação de exames que mostrarão aquilo de que você realmente precisa para estar com a saúde bucal em dia. Com esse mapeamento completo em mãos, o profissional parte para a instalação do aparelho.

2. Instalação

A instalação se dá após a parte clínica e o diagnóstico feito com base na consulta e nos exames. Paciente e profissional conversam para chegar ao modelo de aparelho ideal, dependendo de características como a estrutura do dente e a resistência da gengiva, sem esquecer as motivações pessoais e os resultados esperados.

Há vários tipos de aparelho, e eles são colocados de maneiras diferentes (o fixo, por exemplo, pode requerer a aplicação dos bráquetes, que sustentam o fio metálico). Uma vez concluído este passo, você começa a sentir os efeitos da instalação, a começar pelo alinhamento.

3. Alinhamento

Seja fixo ou móvel, o aparelho é uma solução para alinhar os dentes, restaurando a beleza e devolvendo a função dental. Não por menos, este estágio é um dos mais importantes quando o assunto é correção ortodôntica.

Após a instalação, os dentes começam a se nivelar e se alinhar. Para concluir o nivelamento, em alguns casos, é recomendado fazer extrações dentárias ou melhorar o posicionamento dental com giros.

Com essas mudanças na boca, é preciso que o ortodontista verifique, já nos primeiros dias, a sua reação ao aparelho. O especialista confere se a movimentação está ocorrendo perfeitamente ou se é necessário fazer algum ajuste.

4. Correção

Se o dentista conferir a situação e chegar à conclusão de que os seus dentes estão se alinhando, a etapa seguinte envolve a correção efetiva do problema.

Chamada de etapa intermediária, ela pode ser a mais demorada do tratamento. Sabe por quê? A resposta é: o que muda em relação ao passo do alinhamento são os fios de aço, no caso do aparelho fixo.

Os fios de aço (os quais são feitos comumente com uma composição de níquel e titânio) são combinados com elásticos para aumentar a movimentação dos dentes, fechando espaços na dentição, reduzindo desvios, corrigindo mordidas abertas e alinhando o método ao objetivo traçado na hora do planejamento.

5. Finalização

Seguindo o plano de ação do dentista, a etapa conclusiva chega quando o sorriso se aproxima do que o paciente esperava. Ainda assim, o profissional pode pedir que você use elásticos verticais, novos bráquetes ou uma dobra nos arcos.

É essencial seguir as orientações à risca, uma vez que, sem a sua colaboração, você pode colocar em risco todo o tempo dedicado ao tratamento. Ah, ainda existe outra fase depois da finalização para você curtir o seu novo sorriso.

6. Contenção

Bom, você pode estar se perguntando por que há outra etapa a ser seguida depois da finalização. Mas a verdade é que os dentes que passam por tratamento ortodôntico precisam, ainda, se adaptar ao novo alinhamento nos primeiros meses.

Para que a movimentação fique estável, geralmente se indica a contenção, tanto superior quanto inferior. Tal instalação aumenta a chance de os dentes permanecerem no devido lugar, desde que a pessoa compareça ao consultório semestralmente ou em intervalos de três meses.

A duração do procedimento depende, mesmo, de como o paciente reage à instalação e, claro, de quão empenhado ele está para que o processo ocorra bem ao longo das seis etapas.

Por que é indispensável contar com um ortodontista?

Chegando aqui, você já sabe o que a colocação do aparelho ortodôntico envolve. É importante destacar que o resultado depende do seu comprometimento com a solução e, claro, do know-how do dentista, que deve contar com os equipamentos mais sofisticados na clínica.

Sabemos que você está insatisfeito ao sorrir. Antes de tudo, porém, pesquise por profissionais comprometidos com a ortodontia — área da odontologia que previne e corrige o alinhamento dental. Afinal de contas, o que está em jogo é a sua saúde!

Neste texto, você percebeu como o aparelho (seja ele móvel ou fixo) é importante para devolver a estética e a função dos dentes. Para isso, é preciso fazer o diagnóstico com um especialista e instalar o método ideal para o seu caso, melhorando o alinhamento e corrigindo falhas na dentição.

Viu como o tratamento com aparelho ortodôntico fica descomplicado quando você conta com um profissional experiente? Se quiser ficar por dentro de mais conteúdos como este, siga nossos perfis no FacebookLinkedInInstagram e YouTube!

Publicado em

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *