Aparelho-ortodontico

Ter um sorriso alinhado, sem vãos entre os dentes e em harmonia com o rosto, fazem parte da lista de desejos de milhares pessoas. Afinal, muitos têm medo ou vergonha de sorrir em público por não estarem satisfeitos com a própria dentição. É por isso que o aparelho ortodôntico se tornou um dos tratamentos mais procurados por aqueles que querem corrigir a arcada dentária.

No entanto, para alcançar o resultado esperado pelo paciente, é necessário que ele tenha calma e dedicação, além de ter de adotar hábitos e cuidados em sua rotina. Para esclarecer algumas dúvidas que rondam esse assunto, listamos 5 coisas que você precisa saber antes de colocar o aparelho ortodôntico. Vamos conferir?

Conheça os tipos de aparelhos

Antes de começar de fato o tratamento, é importante conversar com o seu ortodontista. A partir de uma avaliação, ele vai definir qual tipo de aparelho, em específico, é mais adequado para solucionar o seu problema. Isso porque cada um deles tem funcionalidades diferentes e são usados de acordo com a necessidade do paciente. Os 5 principais aparelhos ortodônticos são:

Aparelho fixo


Aparelho ortodôntico fixo

É aquele aparelho mais comum, usado pela maioria das pessoas que fazem tratamento ortodôntico. Sua estrutura é composta por braquetes, bandas e fios, responsáveis por alinhar os dentes tortos.

Aparelho fixo estético


Aparelho ortodôntico fixo estético

Este tipo tem a mesma função do aparelho anterior. A diferença está na estética. Enquanto o primeiro tem estrutura metálica, neste, os materiais são transparentes e, portanto, mais discretos. Feitos, em geral, com porcelana ou safira, são ideais para aqueles que preferem um aparelho menos perceptível.  

Aparelho lingual


Aparelho ortodôntico lingual

Diferentemente das duas primeiras opções, no aparelho lingual os bráquetes são colocados na parte interna dos dentes, mas sua função continua sendo a mesma.

Aparelho Móvel


Aparelho ortodôntico móvel

É usado para fazer pequenas movimentações na arcada dentária ou para tratamento ortopédico, no caso das alterações ósseas. Geralmente é indicado para crianças de até 12 anos e tem a função de melhorar a deglutição, mastigação, respiração e fala. O aparelho móvel também é usado após o tratamento ortodôntico, a fim de manter os dentes na posição correta.

Aparelho expansor de palatino


Aparelho ortodôntico expansor de palatino

Este é posicionado no céu na boca (palato) e serve para corrigir a mordida cruzada. Em geral, é indicado para o tratamento ortodôntico de crianças.

Entenda como é feita a aplicação

Antes de definir, ao lado do seu ortodontista, o aparelho mais adequado, é preciso fazer a sua documentação. Trata-se de alguns exames, entre eles radiografias, fotografias e modelo em gesso da arcada dentária, que, juntos, darão ao dentista uma visão mais ampla e profundo entendimento do seu caso. Com base nesses exames, vocês irão decidir qual aparelho mais se adequa ao seu problema.

Agora vamos ao que interessa nesse tópico: a colocação do aparelho. No caso dos fixos, tanto o estético quanto o de metal,  os braquetes e bandas são colados nos dentes e é feita a instalação dos demais acessórios como fios e borrachas. A colocação do aparelho lingual é a mesma, porém sua estrutura é montada na parte interna da boca.

Os aparelhos móvel e expansor de palatino são instalados de formas diferentes. O móvel é encaixado no céu da boca e pode ser retirado a qualquer momento. Já o expansor de palatino é fixo e não pode ser retirado.

Como funciona a  manutenção

A manutenção de todos os aparelhos citados é feita, geralmente, uma vez ao mês. O ortodontista vai fazer ajustes para que os dentes ou a arcada sejam movimentados, até que estejam perfeitamente alinhados. Nos aparelhos fixos e expansor de palatino, os ajustes são feitos direto na boca do paciente, enquanto no móvel, são realizados fora dela.

Como manter a higiene bucal em dia

Depois de colocar o aparelho, é preciso redobrar os cuidados com a higiene bucal, já que os resíduos alimentares podem ficar presos na estrutura do aparelho. Portanto, para se fazer uma boa limpeza diária, é necessário usar o fio dental (utilize um passador para facilitar o processo) e, além de uma escova macia, utilizar a interdental para limpar entre os vãos do aparelho.

Para higienizar o móvel, basta tirá-lo da boca e escová-lo, deixando-o livre de restos alimentares.

O que você deve esperar do aparelho ortodôntico

É normal que os dentes fiquem um pouco moles e doloridos após a colocação e manutenção do aparelho, seja ele qual for. Mas, não se preocupe! Em menos de uma semana tudo volta ao normal. A boa notícia é que, apesar dos pontos negativos, no fim tudo valerá a pena. Seus dentes ficarão alinhados e você terá o sorriso que tanto sonhou.  

Se ainda restar alguma dúvida em relação ao tratamento ortodôntico, entre em contato conosco. Nossos especialistas estão à disposição para ajudá-lo. Será um prazer cuidar do seu sorriso.


Agende agora mesmo!!!!