Veja como escolher a sua escova de dentes

Escolher uma escova de dentes hoje pode ser uma tarefa complicada. Em meio a tantos modelos, cores, tamanhos e marcas, é normal ficar em dúvida e acabar levando em conta apenas o fator preço. Porém, selecionar uma escova de dente deve ser algo feito com cuidado. Afinal, ela é o componente mais importante na sua rotina diária de limpeza bucal. 

Por isso, selecionamos quais aspectos você deve estar atento na hora da compra. Vamos lá?

Aprenda a escolha a sua escova de dentes

As cerdas são o principal componente da escova. Elas atuam como uma vassourinha, removendo a sujeira dos dentes, como restos de alimentos e a placa bacteriana. Hoje existem no mercado 4 tipos: cerdas de nylon, de pontas arredondadas, cerdas naturais, cerdas finas/ultrafinas e cerdas de pontas cônicas. De acordo com os especialistas, o ideal é escolher as que tenham pontas cônicas e que apresentem uma boa concentração de cerdas por tufo. Assim, elas garantem a limpeza sem ferir as gengivas ou danificar o esmalte do dente. 

Quando o assunto é a cabeça da escova, é preciso avaliar cada caso. Se você tem a abertura da boca limitada e/ou ainda tem os sisos, as de cabeça pequena e arredondada são as mais recomendadas. Isso porque só assim é possível alcançar as áreas mais escondidas da boca durante a higiene. Agora, se você não tem nenhuma limitação, pode optar por uma escova com cabeça maior.

Já em relação ao cabo, os ergonômicos e emborrachados são as ideais. Eles não escorregam e evitam que você machuque o interior da boca.

Atenção aos casos específicos

Algumas situações exigem escovas especiais. Durante a gravidez, por exemplo, o risco de inflamação gengival é maior devido às alterações hormonais. Portanto, se as gengivas estiverem sangrando ou inchadas e doloridas, escolha uma escova de macia e de cerdas mais fina. 

Para quem utiliza aparelho ortodôntico fixo, procure modelos específicos, com cerdas em formato de V, para limpar corretamente todos os espaços, bráquetes e fio. É importante complementar a limpeza com uma escova interdental, limpando os espaços entre os dentes difíceis de alcançar com uma escova comum.

No caso de próteses dentárias, escolha uma escova com cerdas mais duras para a higienização dos dentes. 

Seguindo essas dicas, certamente a sua escovação será eficaz e a sua saúde bucal não estará comprometida. Lembre-se que o importante é usar uma escova que se ajuste bem à sua boca e alcance todos os dentes. Se estiver com dúvidas, agende um horário com os nossos especialistas e peça orientação sobre o seu caso. 

Até a próxima!