Tire as suas dúvidas sobre fios ortodônticos

Muitas pessoas têm dúvidas sobre a função exata de cada parte do aparelho ao iniciarem o tratamento ortodôntico. Os fios ortodônticos estão entre os assunto que mais geram dúvidas. A saber, são eles os responsáveis por exercer força determinante para que os dentes se afastem ou se aproximem. Dessa forma, são os fios ortodônticos que movem os dentes na direção correta. Sem eles, você estaria usando aparelho à toa e seus dentes jamais se movimentariam.  

Os fios ortodônticos podem ser de várias formatos, calibres e materiais. Portanto, temos:

  • Arcos redondos: Quanto mais necessidade de deflexão e elasticidade, menor o calibre requisitado. Variam de 010”/ .012”/ .013”/ .014”/ .016”/ .018”/ .020”;
  • Retangulares: não necessitam de elasticidade, e sim formabilidade para se fazer dobras, ter atrito, fazer leitura de torques e angulações. Variam em .016”x.022”/ .017”x.025”/ .018”x.025”/ .019”x.025/ .021”x.025”;
  • Quadrados: usados para mecânicas segmentadas. Variam em 016”x.016”/ .019”x.019”.

Quanto aos materiais Níquel-titânio ou nitinol (NiTi), Aço inoxidável e Beta-titânio.

Fios ortodônticos e fases do tratamento

No início dos tratamentos ortodônticos, seus dentes estão tortos. Portanto, são utilizados arcos mais redondos, leves, de calibre menor e flexíveis. A medida que o tratamento avança, o ortodontista os fios ficam mais fortes, mais rígidos e menos elásticos. Isso porque já não é mais necessário que os dentes se movam. Apenas que fiquem no lugar. Já no final do tratamento ortodôntico, o fio ficará significativamente mais grosso. Para se ter uma melhor noção, vamos falar um pouco melhor sobre as etapas pelas quais você passa. 

Alinhamento

É na primeira fase que você pode notar as mudanças mais drásticas no seus dentes. Isso porque é nela que os dentes são alinhados e nivelados corretamente Entretanto, nenhuma imperfeição será corrigida logo de cara, de modo que seus dentes ainda podem se projetar para a frente ou não se alinharem corretamente quando você morder ou mastigar. Porém, você já consegue se sentir mais confiante.

Correção de espaço

Na segunda fase o aparelho começa a consertar os espaços entre os dentes. Como isso requer mais força, o fio começará a ficar mais grosso. Isso manterá seus dentes retos para que não se movam para trás ou para qualquer outra posição inadequada.

Finalização

Na fase final do tratamento, seus fios vão ficar grossos para que os movimentos sejam finalizados com precisão. Seu ortodontista pode precisar reposicionar alguns braquetes para terminar de corrigir seu sorriso. O resultado será um sorriso bonito e alinhado. Não deixe de conferir também o nosso texto sobre aparelho de contenção

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os fios ortodônticos, marque uma avaliação com os nossos especialistas. Comece hoje mesmo a ter o sorriso que sempre quis!

Até a próxima!