A retração gengival é uma condição periodontal que afeta muitos brasileiros. Quando todo o tecido gengival está em boas condições, as raízes dentárias normalmente estão completamente recobertas por ele. Contudo, neste caso, a raiz do dente fica exposta, ocasionando diversos problemas como a sensibilidade, já que é um local com diversas terminações nervosas. Se não tratado, pode levar até a perda dos dentes.
Mas como você reconhece esse problema ainda em um estágio inicial?
Sintomas da retração gengival
A olho nu, parte da raiz do dente pode ser vista, dando a impressão de um dente alongado. Além disso, outros sinais servem de alerta como:
- Sensibilidade dentária ao quente, frio e acidez;
- Sangramento nas gengivas ao escovar os dentes;
- Vermelhidão e inchaço das gengivas, que persistem por várias semanas.
Embora você possa ver esses sinais, o recomendável é sempre visitar o dentista para check-ups regulares porque os problemas gengivais podem ser identificados e tratados por um profissional. Isso é importante no caso da retração gengival, porque iniciar o tratamento o mais rápido possível é a melhor maneira de evitar que piorem.
Causas da retração gengival
Em muitos casos, a retração gengival é causada por maus hábitos na rotina de higiene bucal. Outros fatores associados a hábitos de vida ou doenças também podem ser responsáveis pela recessão gengival incluem:
- Excesso de força ao escovar os dentes;
- Usar uma escova de dentes com cerdas muito duras;
- Não usar fio dental ou usar de forma errada;
- Bruxismo;
- Uma má oclusão dentária;
- Fumar;
- Gengivite e periodontite;
- Genética.
Quais são os tratamentos?
O primeiro passo é fazer uma limpeza profissional que elimine todo o tártaro e bactérias. Inegavelmente, ajuda a reduzir a inflamação das gengivas. A segunda etapa envolve a remoção da placa bacteriana da raiz dos dentes. Dessa forma, a gengiva pode aderir melhor à raiz do dente.
Para diminuir a sensibilidade, uma opção simples e prática é a restauração dentária com resinas. Contudo, observe que, em alguns casos, pode ser necessário realizar um tratamento cirúrgico. Este procedimento será feito por seu periodontista e é chamado de enxerto de gengiva. O seu periodontista pode dizer mais sobre esse procedimento e o que esperar. Já nos casos de bruxismo, o tratamento pode ser feito com protetor bucal noturno que ajudará a proteger seus dentes e gengivas dos efeitos prejudiciais da fricção dentária.
A partir daí, você precisa caprichar na higiene bucal e consultar regularmente o dentista para evitar os riscos de recorrência.
Marque um horário na Odontocompany
Quer conferir como está a sua saúde bucal? Então fale agora mesmo com a nossa equipe e marque um horário. Aqui nós valorizamos o seu tempo com agilidade e atendimento integrado de qualidade. Vem pra Odontocompany!