Entenda o que é o escaneamento intraoral

Os avanços tecnológicos facilitam o diagnóstico, tornam os tratamentos mais assertivos e melhoram a eficácia dos resultados. Nesse sentido, o escaneamento intraoral é um método que permite todos esses benefícios. Por meio dele, se reproduz em imagens 2D e 3D, as estruturas anatômicas da cavidade bucal, permitindo criar um documento digital de forma rápida e prática. 

Durante o exame, o dentista verifica o estado dos dentes, gengivas, interior da boca e outros aspectos a fim de detectar problemas bucais. Os métodos tradicionais, como exame visual e raios-x panorâmico ainda são usados e ambos possuem valor inestimável para qualquer tratamento odontológico. No entanto, o escaneamento intraoral é uma ferramenta complementar formidável muito útil para auxiliar nos diagnósticos. 

O que é o escaneamento intraoral?

O escaneamento intraoral é um dispositivo digital que cabe facilmente na boca e tira fotos de alta qualidade. Ele acessa locais mais difíceis de visualizar e permite ver os dentes de todos os ângulos. Sendo assim, todas as estruturas da boca podem ser observadas adequadamente.

A câmera intraoral não é uma tecnologia recente. Seu surgimento é do final da década de 1980. No entanto, continuou se aprimorando e se tornou uma ferramenta tão preciosa quanto indispensável ao trabalho de dentistas. As imagens digitais obtidas são muito precisas e melhoram muito a qualidade do diagnóstico.

Tecnologia que oferece múltiplos benefícios

Complementar a outras ferramentas de diagnóstico convencionais, o escaneamento intraoral permite que um aspecto específico da boca do paciente seja visualizado com precisão. Pequenos detalhes que escapam a olho nu são facilmente detectados. 

Essa tecnologia também é muito útil para monitorar o progresso de um tratamento. As imagens obtidas durante os exames são todas arquivadas no sistema de computador. Aquelas obtidas de exames anteriores estão sempre disponíveis e podem ser revistas à vontade para comparar a situação antes do tratamento. O paciente pode então ver toda a evolução e o resultado final. Isso faz com que o escaneamento intraoral seja útil em tratamentos ortodônticos, fabricação de próteses e planejamento de implantes

De fato, os pacientes sempre tendem a achar a etapa de moldes e repetições um grande incômodo. Com o escaneamento intraoral, tais desconfortos são eliminados. Além disso, o envio dos modelos é instantâneo (por e-mail), as imagens são coloridas e não há necessidade de espaço físico para armazenamento de moldagens.

Tantos benefícios apontam para que, em breve, essa tecnologia esteja presente em todos os consultórios, proporcionando mais rapidez, conforto e satisfação a todos os pacientes.