Com saúde não se brinca. Por isso, é muito importante que você preste atenção a todos os indicadores de que algo não está certo. Até mesmo dormir de boca aberta. A razão? Alguns graves problemas bucais.
A primeira coisa que você deve saber é que a boca é uma cavidade que não foi projetada para realizar o processo de respiração. Suas propriedades estão associadas ao sistema digestivo, mais do que a outros processos.
Portanto, se você é daqueles que dorme de boca aberta, deve levar em consideração as consequências que isso pode trazer para a sua saúde.
Como saber se durmo de boca aberta?
Acordar com sensação de secura e até desconforto na garganta são alguns dos sintomas mais comuns de dormir com a boca aberta. Lembre-se que o corpo foi projetado para dormir com a boca fechada e respirar pelo nariz. Fazer o contrário não é natural e, portanto, tem efeitos negativos na saúde.
Talvez o menor dos problemas de dormir com a boca entreaberta ou completamente aberta seja o ronco desconfortável que vai deixar sua garganta seca ou até mesmo incomodar a pessoa que dorme com você;
Muitas vezes respiramos pela boca, principalmente quando temos algum tipo de obstrução nasal. Contudo, isso não deve virar um hábito. Isso porque a saliva exerce uma função bastante importante na saúde bucal. Ao dormir com a boca aberta, o pH dela sofre alteração, tornando-a mais ácida, o que contribui para o desgaste do esmalte dos dentes. E quais as consequências disso?
Problemas bucais ocasionados por dormir de boca aberta
Dormir com a boca aberta pode aumentar o risco de cáries além de provocar o desgaste do esmalte dos dentes. Por outro lado, ao manter a cavidade oral aberta por muitas horas, a quantidade de bactérias que entra na boca aumenta, aumentando o risco de cáries. Por consequência, a halitose (mau hálito) também é uma das consequências mais comuns desse problema.
Entretanto, uma das mais graves é a deformação maxilar. Manter a boca aberta para respirar resulta em falta de vedação labial e contato entre os dentes superiores e inferiores. Essa postura acarreta problemas na formação dos músculos do lábio superior ou deformidades maxilares, podendo afetar os dentes, o processo de mastigação e a estética facial.
Como podemos corrigir esse problema?
O mais importante de tudo é identificar a causa e eliminá-la imediatamente. Seu dentista de confiança pode descobrir as causas e realizar um exame clínico que inclui aspectos que visam diagnosticar o hábito da respiração bucal, além de outros aspectos clínicos relevantes.
Portanto, se você está passando por essa situação, entre em contato conosco pelo WhatsApp e agende uma avaliação. Aqui na Odontocompany Santo André você encontra um atendimento integrado, voltado para o seu conforto e comodidade. Aproveite e acompanhe as nossas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades.