Veja 5 explicações para o mau hálito

O mau hálito, ou halitose, é um dos problemas bucais mais comuns entre os brasileiros. Segundo dados da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia, a halitose afeta cerca de 50 milhões de pessoas no país. De fato, essa é uma complicação que pode afetar a autoestima de quem sofre. Contudo, graças aos tratamentos odontológicos e à prevenção, a halitose pode ser facilmente evitada. 

A halitose pode ser consequência de problemas orais e extraorais. No entanto, grande parte das causas do mau hálito têm origem na própria boca. Confira a seguir as causas mais comuns.

O que pode ocasionar o mau hálito?

Falta de higiene bucal

Em muitos casos, o mau hálito é devido à presença de bactérias orais que não foram removidas da boca pela limpeza. Portanto, a higiene bucal é extremamente importante para ter dentes perfeitos e um sorriso saudável. Para evitar danos aos dentes e gengivas, você deve escová-los todos os dias, após as refeições, e outros passos. Além disso, é importante consultar regularmente o dentista para realizar limpezas.

Cáries dentárias

Uma das causas do mau hálito pode ser explicada pelo acúmulo de bactérias nos dentes, o que ocasiona as temidas cáries. Assim, sendo quanto mais cedo identificá-las, mais fácil será o tratamento e menos complicações. Caso o problema vá avançando, é possível que a polpa dentária seja danificada, o que muito provavelmente necessitará de um tratamento de canal. Em suma, dependendo da gravidade, apenas a extração pode solucionar o caso.

Doenças periodontais

As doenças periodontais também costumam ser a causa da halitose. A gengivite é a primeira fase desse tipo de doença. A esta altura, ela é reversível, mas se não a tratarmos rapidamente, pode causar periodontite ou piorreia. Nesse momento, a doença começa a destruir os tecidos do periodonto, o que pode causar a perda do dente. Portanto, fique atento à sua gengiva. 

Xerostomia

A síndrome da boca seca, conhecida como xerostomia, é outra das causas mais comuns de mau hálito. Essa condição se deve à produção incorreta de saliva, o que também coloca em risco a saúde do sorriso. A saliva tem um função muito importante na saúde bucal, protegendo ativamente os dentes das bactérias.

Alimentação

O consumo de alguns alimentos pode causar halitose temporária. Geralmente acontece com alimentos como cebola e alho, ou bebidas como café e vinho tinto. Fumar também está relacionado ao mau hálito.

Está com mau hálito? Procure a Odontocompany!

Contamos com uma equipa especializada em abordagens personalizadas, focadas em garantir a sua saúde bucal. Agende agora um horário e evite problemas!