Como os transtornos alimentares afetam a saúde bucal?

Os transtornos alimentares influenciam diretamente na saúde bucal. Doenças como desnutrição, bulimia e anorexia aliados a comportamentos prejudiciais, como induzir o vômito, causam lesões graves nos dentes. Porém são situações que exigem um acompanhamento em outras áreas além da bucal.

Isso porque além de transtornos alimentares, são também transtornos mentais. São caracterizados por alterações na forma de se alimentar e uma preocupação excessiva com o peso e a aparência do corpo. A pressão social e o ambiente familiar são algumas das origens desses transtornos que afetam negativamente a saúde física ou mental do indivíduo, podendo inclusive colocar em risco a vida das pessoas que sofrem com eles.

Enquanto a anorexia consiste em restrições excessivas auto impostas aos alimentos, a bulimia se distingue por comer compulsivamente e depois vomitar. No entanto, quando uma pessoa sofre de um transtorno alimentar, é comum que essas doenças não ocorram de forma isolada.

Consequências dos transtornos alimentares

Desgaste dos dentes

O desgaste dentário é causado principalmente pelo hábito de vomitar. Quando isso acontece, os ácidos estomacais chegam à boca por meio do vômito e desgastam o esmalte gradativamente. Embora inicialmente a parte que mais sofre seja a face interna do dente, progressivamente o ácido acaba danificando toda a sua superfície.

É por isso que os dentes desgastados pela bulimia perdem gradualmente o volume, ficando mais fracos e menores. Com isso, as chances de sofrer fraturas aumentam com muito mais facilidade. 

Demais problemas observados

A acidez favorece o aparecimento de cáries. Além disso, é preciso levar em conta que, principalmente na bulimia, ocorre uma maior ingestão de carboidratos de forma compulsória, o que também favorece o aparecimento desse problema.

A inflamação das glândulas salivares e xerostomia (boca seca) são outras manifestações orais observadas. No caso da anorexia, ocorrem alterações nas mucosas, que são geralmente vermelhas e frequentemente atróficas devido a deficiências nutricionais. Pode ocorrer também inflamação das glândulas salivares, além de lábios secos e rachados. 

Como um dentista pode ajudar?

O dentista faz parte da equipe interdisciplinar que lida com o problema do transtorno alimentar. Os tratamentos se baseiam na compensação dos efeitos do comportamento, eliminando a dor e a hipersensibilidade que o paciente possa apresentar, tratando cáries e restaurando a estrutura dentária. 

É importante que a pessoa trate sua doença física e psicologicamente. Um nutricionista o ajudará a orientar sobre hábitos alimentares saudáveis. E em um nível psicológico, você precisará de aconselhamento e apoio para falar sobre seus problemas. A família e os amigos são essenciais para dar apoio, compreensão e fazer com que a pessoa recupere a segurança e a aceitação perdidas. 

Conte com a nossa ajuda! Estamos prontos para ajudar e recuperar a sua saúde bucal. Você pode marcar um horário diretamente pelo nosso WhatsApp para receber toda a atenção e tratamento integrado que precisa.