A fobia de dentista é mais comum do que costumamos pensar. Dentre seus principais problemas está o prejuízo da saúde bucal do paciente afetado. Afinal, enquanto sofre de tal transtorno, o paciente pode negligenciar a limpeza dos dentes.
Mesmo fazendo a correta higienização diária, inclusive com o uso do fio dental, recomenda-se a limpeza dental feita nos consultórios a cada 6 meses. Somente assim é possível remover todos os restos de alimento e bactérias que se acumulam nos dentes e gengivas. Caso não seja feita, pode ocorrer a formação da placa bacteriana, ou seja, doenças periodontais.
Por isso, entenda agora o que é a Fobia de dentista, suas causas e os passos necessários para superá-la!
O que é a fobia de dentista?
A fobia de dentista, ou odontofobia, é um medo muito intenso e irracional que mantém pacientes longe dos consultórios odontológicos. Essa fobia é formalmente classificada como transtorno de ansiedade.
Conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), só em 2019, cerca de 10% da população brasileira sofria com transtornos de ansiedade. Já no caso da fobia de dentista, o paciente a desenvolve associando um medo desproporcional a alguma circunstância que, geralmente, lembre-o do dentista, sua atividade ou consultório.
Assim, em casos mais graves, até mesmo a associação de itens comuns do profissional de odontologia, pode gerar pânico.
Por isso, é essencial conhecer as causas da odontofobia!
Conheça as causas da odontofobia
Dentre as principais causas que podem levar ao desenvolvimento da Fobia de Dentista (odontofobia), estão:
- Medo do desconhecido: em suma, a falta de experiências anteriores, de atendimento humanizado do profissional.
- Dor: é a causa mais comum. Conforme dados do British Dental Health Foundation, 8 a cada dez homens a têm como principal razão para faltar às consultas.
- Vergonha: Mesmo os pacientes com problemas bucais comuns como o mau hálito, podem se sentir constrangidos.
- Experiências negativas: experiências anteriores desagradáveis também podem ser um grande motivador para o desenvolvimento da Fobia de dentista
Como superar a fobia do dentista?
O atendimento humanizado pode não ser o bastante para casos agudos de odontofobia. Por isso, é preciso que o dentista indique ajuda médica especializada para superá-la. Somente assim o paciente sentirá segurança e tranquilidade antes de cada passo dentro do consultório.
Desse modo, vale a pena agendar sua consulta ainda hoje aqui na Odontocompany Santo André. Além de contar com atendimento integrado, temos um time capacitado para tratar desde problemas simples, até os mais complexos.