Limpador de língua: como escolher e usar?

Ao realizar a higiene bucal, a maioria de nós tende a esquecer uma parte importantíssima: a língua. Nesse sentido, o limpador de língua pode ser uma ótima opção. Se você está procurando por um, mas não sabe qual escolher, continue a leitura.

Por que escovar a língua?

As escovas de dentes não são particularmente boas para limpar a língua e são menos eficazes do que os raspadores de língua quando se trata de remover os compostos e partículas que contribuem para o mau hálito. Sendo assim, é comum observar a saburra lingual, que é a famosa língua branca. Essa massa esbranquiçada sobre a língua é composta por uma placa bacteriana formada por sobras de alimentos, muco da saliva e restos de células descamadas da boca.

Mas, apesar de normal, ainda se faz necessário eliminar essa sujeira acumulada! Essa prática também ajuda a evitar alguns problemas sérios como mau hálito, cárie e consequentemente mantém a boca saudável! 

Como escolher o melhor limpador de língua para você

Vá pelo formato, se ele tem ou não cerdas e avalie qual o material ele é feito. Decididas essas principais características, você poderá escolher aquele que se adapta melhor à sua boca.

  • Limpador de língua: assim como as escovas, possui cerdas. O recomendado é que se use um creme dental ou spray de limpeza no momento da higiene. Como as cerdas se desgastam mais rápido, a troca do acessório de limpeza tem de ser feita frequentemente. 
  • Raspador de língua: não possui cerdas e não necessita de creme dental ou spray. Além disso, é mais confortável para quem sente ânsia de vômito com toque no fundo da língua.

Como você usa um limpador de língua?

Usar um limpador de língua é muito fácil. Basta seguir estes passos simples:

  1. Estique a língua o quanto for confortável para você
  2. Coloque a superfície o mais para trás possível sem engasgar
  3. Aplique força suficiente para que o raspador fique plano contra a língua (mas não tanto que machuque).
  4. Mova o limpador lentamente para a ponta da língua
  5. Cuspa qualquer saliva e detritos que tenham se acumulado na língua e enxágue aqueles que estiverem no limpador
  6. Repita a operação várias vezes, certificando-se de ter raspado toda a superfície
  7. Lave o limpador de língua na torneira e deixe secar

Como já adiantamos, a higiene da língua deve ser uma tarefa rotineira e por isso é conveniente usar o raspador pelo menos uma vez ao dia. De fato, à noite secretamos menos saliva, o que evita o acúmulo de placa bacteriana, a escovação é o mais importante.

Sendo assim, depois de escovar os dentes e passar o fio dental, utilize o limpador de língua. Recomendamos o uso de enxaguante bucal após a passagem do limpador, pois assim teremos realizado uma rotina completa de higiene antes de dormir.

Agenda uma avaliação na Odontocompany Santo André

É preciso reforçar que você pode escovar a língua com sua escova de dentes normal se não tiver um raspador. Assim, consegue reduzir o mau hálito ou remover aquela película branca que se forma na língua devido a resíduos de alimentos e bactérias.

Agora, caso você comece a usar o limpador e mesmo assim notar que sua língua continua branca, é hora de procurar um dentista. Ele será capaz de fazer uma avaliação completa da sua saúde bucal e indicar o tratamento adequado. Portanto, agende hoje mesmo um horário. Estamos esperando o seu contato!