Dormência na língua: quando você deve se preocupar?

Vez ou outra, é comum sentir uma dormência temporária em alguns membros do corpo. Mas e em relação à dormência na língua? Essas situações não são tão rotineiras quanto as anteriores, e as causas podem ser inúmeras. Assim, é bom ficar de olho caso ela persista.

O que leva à dormência? 

Esta incômoda sensação de formigamento é conhecida como “parestesia”. Ela também pode afetar outras partes mais incomuns, como é o caso da dormência na língua.

Segundo a  University of Rochester Medical Center, isso é decorrente de um “congestionamento no sistema nervoso”. Sendo assim, se refere a um obstáculo criado quando há uma constante pressão sobre um nervo. Uma vez que esta pressão é relaxada, os impulsos elétricos voltam a circular normalmente. Porém, ao bloqueio ser liberado pela primeira vez,  eles aumentam mais rápido do que o normal. É isso que causa a sensação de formigamento na área afetada.

Agora você deve estar pensando que dificilmente uma dormência na língua será ocasionada por uma má posição, certo? Então o blog da OdontoCompany Santo André pontuou alguns motivos que podem levar a esta condição.

Entendendo a dormência na língua e suas possíveis causas

A língua dormente pode ser tanto o reflexo de uma lesão na cavidade bucal ou mesmo de sinais do corpo quanto a reações alérgicas. No entanto, apesar de muitas vezes ser inofensiva, também pode denunciar doenças graves, como é o caso do AVC (Acidente Vascular Cerebral). Confira algumas das principais causas que levam à dormência na língua:

  • AVC;
  • Estresse e Ansiedade;
  • Alergia alimentar;
  • Alterações hormonais e medicamentos;
  • Hipoglicemia e Hipocalcemia;
  • Infecções como Herpes;
  • Doenças Cardiovasculares etc.

Dormência na língua de origem bucal

Neste artigo, vamos focar em algumas causas de dormência na língua que podem ser diagnosticadas e tratadas com o seu dentista. Uma delas é a lesão do nervo ocasionada após uma cirurgia.

Lesão do nervo

Dois dos nervos mais comuns que contribuem para uma sensação são o nervo lingual e o nervo alveolar inferior. Eles podem ser lesionados em casos de complicações em operações como a extração do siso. 

Trauma na boca

Se refere a toda e qualquer pancada que possa ocasionar lesões na boca. Portanto, pode atingir os dentes, os ossos de sustentação, a gengiva e os tecidos moles. Alguns outros fatores de trauma além de pancadas são mordidas na bochecha muito fortes, mordida na língua e inflamações. 

Infecções

A proliferação de bactérias na boca levam a infecções, que, quando não tratadas corretamente, podem se agravar, originando sérias inflamações que afetam toda estrutura bucal. Uma infecção viral comum que causa esta dormência no início de seu desenvolvimento é a herpes

Procure a Odontocompany

A dormência na boca e na língua, por mais passageira que seja, é um problema bem desagradável. A parestesia costuma ser temporária e desaparecer sozinha dentro de alguns dias – e em alguns casos, até mesmo em meses. No entanto, o recomendado é fazer um acompanhamento com um cirurgião-dentista. Dessa forma, ele saberá fazer um diagnóstico preciso e indicar o tratamento mais adequado. 

Aqui na Odontocompany Santo André, você encontra uma equipe qualificada e equipamentos de ponta. Agende uma visita para fazer sua avaliação!