O abscesso dentário é um dos medos mais comuns entre os pacientes no consultório odontológico. Por se tratar de uma infecção bacteriana, envolve o acúmulo de pus que pode se formar em diferentes partes da cavidade oral. Dessa forma, o abscesso pode causar desde dor intensa a apenas inchaço. Porém, apesar de ser um problema relativamente fácil, pode levar a complicações graves se não for detectado e tratado a tempo.
Quais são as causas do abscesso dentário?
Explicando de forma simples, um abscesso dentário é uma infecção. Ou seja, é a tentativa do corpo de eliminar um problema que o corpo não reconhece como sendo parte dele.
Várias causas podem explicar o aparecimento de pus nos tecidos ao redor da raiz dos dentes. O mais óbvio é uma infecção da polpa (a cavidade central dos dentes, composta de nervos e vasos sanguíneos). Todavia, entre as outras origens também estão o crescimento do dente do siso, cárie, gengivite e periodontite não tratadas, higiene bucal incorreta ou dente fraturado.
Identificando os sintomas
Se você perceber um ou mais desses sintomas, não os ignore. Consulte seu dentista o mais rápido possível.
- Dor aguda: sabe aquela impressão de batida ou pulsação em um lugar? É dela que estamos falando aqui. A dor pode piorar ao mastigar e em alguns casos, pode se estender para bochecha, restante do rosto e pescoço. Sensibilidade ao calor e ao frio também pode costuma ser relatada pelos pacientes;
- Inchaço e vermelhidão na gengiva ou no dente;
- Bola de pus perceptível;
- Mau gosto na boca;
- Mau hálito;
- Dificuldade em engolir e beber.
Como tratar o abscesso
Dependendo da causa e da região em que está localizado, o tratamento adequado não será necessariamente o mesmo. Portanto, é aconselhável entender quais são as origens e as diferentes formas de infecção. Dessa forma é possível entender os sintomas e tomar as medidas corretas.
Apesar da dor, é altamente recomendável seguir com a escovação diária. O médico poderá prescrever analgésicos, bem como um antibiótico para tratar a infecção.
Caso o abscesso dentário esteja em fase avançada, é necessário que o dentista realize drenagem para remover o pus. A curetagem é feita quando o abscesso está localizado na gengiva, como uma técnica de limpeza profunda sob anestesia. Em alguns casos, requer cirurgia e pontos.
Está passando por esse problema bucal? Então entre em contato urgente com os nossos especialistas e marque um horário. Estamos prontos para deixá-lo (a) com a saúde bucal em dia.
Até a próxima!