Muitas crianças e adolescentes precisam de tratamento ortodôntico para consertar problemas estruturais e/ou estéticos da arcada dentária. E, convenhamos, quanto mais cedo, melhor. A saber, para crianças entre os 6 e os 12 anos, o aparelho móvel é o mais indicado, pois elas ainda estão na fase de crescimento. Já o fixo é usado apenas quando a troca de dentição está completa, uma vez que não é permitido em dentes de leite.
Porém, sendo fixo ou móvel, saber como limpar o aparelho é uma parte importante para garantir o sucesso do tratamento ortodôntico. Isso ocorre porque existem pequenos espaços onde as partículas de alimentos ficam presas e podem resultar no acúmulo de placa bacteriana. Além disso, a limpeza insuficiente pode causar manchas nos dentes e o desenvolvimento de cáries.
Essa rotina pode parecer chata e entediante, mas negligenciar a higiene bucal pode causar sérios problemas e até mais despesas. As crianças e jovens podem ter de passar mais tempo usando aparelho ortodôntico ou até mesmo mesmo tendo que usá-lo novamente mais tarde.
Veja como deve ser a rotina para limpar o aparelho
Antes da escovação
No caso do aparelho móvel, basta retirá-lo e colocá-lo dentro de um recipiente com soluções especiais para a limpeza. Se preferir, limpe com a própria escova de dente fazendo movimentos leves de varredura. E lembre-se de nunca usar água quente, pois ela prejudica a parte em resina do aparelho.
Já para aparelho fixo, é necessário retirar os elásticos intermaxilares. Em seguida, comece a higiene com um fio dental superfloss ou passa fio, modelos indicados especialmente para quem usa aparelho ortodôntico.
Limpando os dentes e o aparelho
Para aqueles que usam aparelho fixo, com a escova ortodôntica, em um ângulo de 45 graus, faça movimentos de vai e vem, no sentido horizontal. De forma suave, procure massagear a interseção entre os dentes e a gengiva. Isso evita o acúmulo de restos de comida. Não se esqueça de escovar também a língua.
Use sempre escova de cerdas macias e cabeça pequena para evitar lesões e alcançar também os dentes mais ao fundo da boca.
Para uma limpeza completa do aparelho móvel, basta emergi-lo em meio copo de enxaguante bucal com propriedades bactericidas.
Complete a escovação com uma escova interdental
A escova interdental cônica é ideal para jovens com aparelho ortodôntico fixo. Ela limpa a placa bacteriana, restos de alimentos e bactérias que ficam acumulados entre os dentes. Tal qual o fio dental, previne cáries e a inflamação da gengiva. Portanto, procure utilizá-la nos espaços entre os dentes e ao redor dos braquetes, abaixo do fio ortodôntico.
Deve-se inserir a escova no espaço entre dois dentes, também em um ângulo de 45 graus. Nos dentes superiores, a ponta da escova deve ficar apontada para cima e nos inferiores para baixo. Não faça pressão, tampouco movimentos de vai e vem.
Use enxaguante bucal
Finalize com bochecho utilizando enxaguante bucal com flúor. Essa última etapa proporciona um hálito agradável e proteção aos dentes.
Agora você já sabe como ajudar o seu filho a limpar o aparelho. Caso ele ainda não tenha começado um tratamento ortodôntico, venha para a Odontocompany. Temos uma equipe de especialistas também para essa faixa etária. Não deixe a saúde bucal em segundo plano! Fale agora mesmo conosco e agende um horário.
Até a próxima!