Dente encavalado é a condição ortodôntica conhecida nos consultórios como dente apinhado. Esse desalinhamento das arcadas dentárias é responsável por prejudicar, além da saúde bucal, a autoestima do paciente. Afinal, ninguém quer temer o próprio sorriso em público, não é?
Já falamos por aqui que o brasileiro é um dos povos que mais se preocupa com os dentes. Sinal disso é o número de 687.069 profissionais da odontologia no Brasil, o maior do mundo conforme dados do CFO.
Por isso, entenda agora o que é o dente encavalado, suas causas e tratamentos!
O que é dente encavalado?
Dente encavalado, como é popularmente conhecido, é uma condição ortodôntica identificada quando há o desalinhamento da arcada dentária do paciente.
Assim, dentes encavalados podem influenciar não somente a estética, mas a fala, a eficiência do sistema mastigatório, higienização e até respiração.
Causas do apinhamento dental
Há diversas causas para o apinhamento dental, ou dente encavalado. Nesse sentido, as principais causas identificadas para os pacientes que sofrem com essa condição, são:
- Origem genética (características herdadas biologicamente que causam essa má formação ortodôntica);
- Maus hábitos (origem de comportamentos, geralmente na infância, que comprometem o correto desenvolvimento da dentição);
- Nascimento do siso (o nascimento do dente siso pode ser o causador do apinhamento dental, uma vez que empurra os outros dentes da arcada, projetando-os excessivamente para outras posições);
- Traumas (lesões físicas acidentais, as quais podem alterar o estado normal da dentição, causando o apinhamento dental).
Por outro lado, conhecidas as causas, é urgente entender como resolver a condição do dente encavalado!
Dente encavalado: como resolver
Uma vez que o dente encavalado é uma condição tratada pela especialidade da Odontologia chamada Ortodontia, o papel do ortodontista é fundamental. Seja em adultos ou crianças, quando entra em cena a odontopediatria, é esse profissional que determinará com precisão os melhores tratamentos para o paciente.
Entretanto, geralmente, o tratamento ortodôntico inclui a adoção do aparelho móvel ou fixo. Se você quer a ajuda profissional de um especialista, fale conosco hoje e agende sua consulta! Afinal, você merece sorrir sem medo novamente.
Esperamos você.