Quando você deve procurar um ortodontista?

Se você está pensando em começar um tratamento ortodôntico, pode estar se perguntando: qual é o momento certo de consultar um ortodontista? Esta é uma excelente pergunta e existem várias maneiras de respondê-la.

Mas vamos por partes. Afinal, muitas pessoas tendem a achar que dentista e ortodontista são a mesma coisa. E não é bem assim. 

O que é ortodontia?

A ortodontia é uma especialidade da odontologia que se preocupa com o diagnóstico, tratamento e também com a prevenção de anormalidades no posicionamento ou alinhamento dos dentes e mandíbulas. Enquanto o dentista clínico geral atende diversas áreas da odontologia, o ortodontista possui uma especialização focada na ortodontia.

A maioria das pessoas procuram um tratamento ortodôntico apenas pela questão estética. Contudo, o objetivo do tratamento ortodôntico é primeiramente funcional. Um bom alinhamento de dentes e mandíbulas melhora a mastigação, a respiração e permite prevenir certos problemas bucais como as cáries.

Observe que o tratamento ortodôntico não é reservado apenas para crianças e adolescentes, mas também para adultos de todas as idades que queiram ter um belo sorriso. 

Quando consultar um ortodontista?

A resposta mais simples, e até um pouco óbvia, é: você deve consultar um ortodontista sempre que tiver dúvidas sobre o alinhamento dos seus dentes ou sobre a sua mordida. Por exemplo, você pode ter dificuldade para morder, mastigar ou falar, ou alguns de seus dentes podem estar tortos, “encavalados” ou mal posicionados. Se esse for o caso, então é hora de consultar um ortodontista. É ele quem tem as habilidades especiais necessárias para diagnosticar e tratar o seu problema.

Respirar pela boca, ranger ou cerrar os dentes e não conseguir fechar os lábios também podem ser sinais de que o tratamento ortodôntico é necessário. Da mesma forma, mandíbulas parecem mudar de posição ou fazer sons (estalos) enquanto você mastiga ou fala também são um forte indicativo de problema ortodôntico.

De forma resumida, procure um ortodontista se:

1. Os dentes estiverem tortos e/ou separados;

2. O seu queixo está muito para frente ou muito para trás (prognatismo e retrognatismo);

3. Os dentes superiores não tocam os inferiores (mordida aberta);

4. Tiver sofrido perda precoce de algum dente;

5. Está sofrendo com dores de cabeça ou no pescoço

6. Observa que está respirando mais pela boca que pelo nariz;

7. Ocorrer algum trauma

O que está impedindo você de marcar uma consulta? 

Fazer qualquer coisa pela primeira vez é motivo de ansiedade. Mas agendar uma consulta com o ortodontista não precisa ser uma delas. Portanto, pare de perder tempo e venha melhorar o seu sorriso na Odontocompany. Para marcar um horário, entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo a obter os resultados que tanto deseja.