Entenda o que é prognatismo

Sabe aquelas pessoas que têm o queixo mais em evidência? Pois é, essa condição muitas vezes é resultado do que chamamos de prognatismo. Ele é caracterizado pelo deslocamento para frente do osso ou da mandíbula, dando a impressão de um queixo grande e saliente.  

Sendo a mandíbula um conjunto complexo de estruturas, qualquer problema nessa região pode acarretar prejuízos estéticos e funcionais. Portanto, essa condição pode, sim, estar relacionada à assimetria facial.

Sintomas do prognatismo

Um maxilar inferior muito avançado pode se tornar perigoso para a saúde devido à respiração bucal. Pacientes que sofrem de prognatismo frequentemente apresentam problemas funcionais caracterizados por:

  • Dor no pescoço;
  • Dor de cabeça; 
  • Problemas de mastigação;
  • Dor temporomandibular.

Quais são as causas?

Existem diferentes causas de prognatismo. As principais são acromegalia (produção excessiva do hormônio do crescimento GH), desenvolvimento incorreto dos arcos dentários, queda prematura dos molares temporários ou ainda maus hábitos. É preciso bastante atenção nesse último fator, uma vez que ele envolve posicionamento incorreto da língua (entre os dentes ou nos dentes inferiores) durante a deglutição ou chupar o dedo quando criança. 

Tratamentos para prognatismo

Para corrigir tal condição, a cirurgia e a operação da mandíbula inferior geralmente são essenciais. No entanto, a intervenção na idade adulta pode ser evitada se o prognatismo for tratado o mais precocemente possível com um tratamento ortodôntico. A cirurgia maxilofacial é praticamente obrigatória em adultos com a mandíbula muito avançada, principalmente depois de uma certa idade.

Prevenção ainda é o melhor remédio

Mandíbulas desalinhadas podem evitadas pela detecção precoce de desvios morfológicos, de preferência ainda na infância.

Isso pode tornar desnecessário o tratamento cirúrgico. Portanto, é aconselhável levar as crianças a consultas odontológicas em um estágio inicial. Como o dentista notará desalinhamento da mandíbula, o tratamento pode ser feito o mais rápido possível.

Sofre dessa condição e está frequentemente sentindo as dores? Entre em contato com os nossos especialistas e agende um horário. Aqui a sua saúde bucal é a nossa prioridade.