Mordida cruzada em adultos: quais são os tratamentos?

Uma mordida cruzada é uma forma de desalinhamento dos dentes que ocorre quando ocorre uma distorção na mordida saudável e os dentes não se encaixam da maneira correta. Pode ocorrer nos dentes da frente (chamados de mordida cruzada anterior ou inferior) ou nos dentes de trás (chamados de mordida cruzada posterior). No primeiro caso, os dentes anteriores superiores ficam atrás dos dentes inferiores quando você morde. Já no segundo, os dentes superiores caem dentro dos dentes inferiores de um lado quando você morde. Em uma mordida normal, os dentes da mandíbula superior são colocados levemente sobre os dentes da mandíbula inferior. 

Podem ser causadas pela posição do dente, posição da mandíbula ou uma combinação de ambos. Na maioria dos casos, mordidas cruzadas são hereditárias. Se alguém da sua família tiver uma mordida desalinhada, faça uma visita ao ortodontista e mantenha sua saúde bucal sob controle. Ao mesmo tempo, esse problema também pode ter causas circunstanciais.

Problemas causados pela mordida cruzada

Independentemente da natureza da mordida cruzada ou do tipo, ela pode causar muito desconforto e levar a uma série de problemas de saúde. Alguns deles são dor na mandíbula, gengivas recuadas e dentes soltos. A longo prazo, podem resultar em certos dentes lascados, sensibilidade e desgaste irregular do esmalte. Além disso, pode causar tensão nos músculos, ocasionando dor no pescoço e até mesmo dores de cabeça. Esteticamente, uma mordida cruzada pode estar por trás da assimetria facial, o que, por sua vez, pode comprometer a sua autoconfiança.

Assim como qualquer tipo de má oclusão (ou desalinhamento dos dentes), a mordida cruzada é tratável. Quanto mais cedo você enfrentá-la, menores serão suas chances de desenvolver quaisquer preocupações ortodônticas ou dentárias relacionadas.

Tratamento e correção

Cada caso exigirá tratamentos diferentes para correção. Alguns dos mais comuns incluem: expansor maxilar, expansor removível, aparelho e, em casos mais graves, pode ser necessária cirurgia. Muitas vezes, os dentistas recomendam uma combinação de expansores e aparelhos para que tudo seja espaçado e alinhado corretamente. Como cada caso é único, é melhor consultar especialistas para elaborar o melhor tratamento para você.