Como evitar a sensibilidade nos dentes?

A simples ideia de beber um copo de água gelada ou saborear um sorvete te deixa nervoso? Então é hora de falar sobre a sensibilidade nos dentes.

Conhecida popularmente como “dente sensível”, essa é uma condição que atinge 4 em cada 10 pessoas e se manifesta principalmente entre os 20 e os 50 anos. É um problema relativamente fácil de ser tratado. Então, não há motivos para ficar sofrendo. 

Mas para você entender o que causa essa dor aguda que muitos relatam “sentir na alma”, é preciso falar sobre a anatomia de um dente. 

Conhecendo melhor o seu dente

O dente é coberto por uma camada protetora, o esmalte, que é parte externa e mais dura dele. Atrás do esmalte, está a dentina. Se uma cárie não é tratada, por exemplo, é a dentina que ela alcança. E no centro do dente está a polpa dentária, preenchida de nervos e vasos sanguíneos. De modo geral, a sensibilidade no dente ocorre quando a dentina é atingida.

Isso porque a dentina é uma estrutura repleta de tubos ocos ou canais, conectadas à polpa, a parte viva do dente. Portanto, quando fica exposta, o nervo é ativado, causando dor.  A saber, tanto o desgaste do esmalte ou à retração da gengiva podem deixar a retina exposta. 

Dentes sensíveis: quais são as causas?

Elas podem ser divididas em duas categorias principais:

  1. Esmalte danificado por cárie, bruxismo, ingestão excessiva de alimentos ácidos e/ou por muita força na escovação. Vômitos repetitivos causados, por exemplo, por problema de refluxo gastroesofágico, também estão nessa categoria;
  2. Gengivas retraídas por técnica errada de escovação, má higiene bucal, gengivite e o uso de certos medicamentos. 

Como tratar e evitar a sensibilidade nos dentes?

Experimente pasta de dente para dentes sensíveis

Várias marcas de pasta de dente foram elaboradas para proporcionar alívio às pessoas com dentes sensíveis. Esses cremes dentais não funcionam em todos os pacientes, mas com certeza já é um bom começo. Mas para surtir efeito, é preciso fazer uso contínuo dessas pastas de dentes. Nada de só utilizar uma ou duas vezes.

Escove os dentes de maneira diferente

A combinação de escova com cerdas duras, muita força e rapidez pode contribuir para casos de sensibilidade nos dentes. Se suas gengivas estão ficando expostas, você também não está escovando direito. Veja o nosso texto “Como escolher a sua escova de dentes”.

Evite alimentos e bebidas ácidas

Refrigerantes, sucos de frutas, vinho tinto ou alimentos ácidos podem colocar o esmalte dos dentes em risco. Não exagere nesses alimentos ou bebidas e escove os dentes cerca de 20 minutos depois de comê-los. Caso escove antes, a escova pode danificar ainda mais o esmalte. 

Procure um dentista

Em casos de bruxismo, procure maneiras de aliviar o estresse e converse com seu dentista sobre a necessidade de usar placas para tratar esse problema. 

Se mesmo seguindo essas dicas você continua com sensibilidade nos dentes, marque agora mesmo um horário com a nossa equipe. Vamos conversar?