A cárie é uma das doenças bucais mais comuns atualmente. Ela ocorre quando a placa bacteriana que se forma nos dentes não foi removida adequadamente. A partir daí, se tem início a uma destruição gradual de partes importantes do dente. O processo de cárie começa no esmalte (a parte mais externa do dente) e pode chegar na dentina (a área interna) e até na polpa dentária.
Vale ressaltar que, uma vez formada a cárie dentária, é impossível que ela desapareça sozinha. No caso de qualquer problema mínimo de infecção dentária, é necessário ir à clínica odontológica para que seja realizado um tratamento ideal que restaure a saúde bucal do sorriso. As cáries não tratadas também podem levar a sérios problemas de saúde bucal, favorecendo o aparecimento de doenças gengivais e até causando a perda do dente.
Como detectar uma cárie?
Algumas dessas condições são praticamente indetectáveis em seus estágios iniciais. Sendo assim, é difícil o próprio paciente detectar o aparecimento de cáries com certeza. No entanto, alguns sinais indicam que algo não está bem.
Sensibilidade geral nos dentes
Esse é o sintoma mais comum e se deve ao desgaste do esmalte dentário. Isso porque a erosão desta camada protetora torna os nossos dentes mais sensíveis a temperaturas muito altas ou muito baixas dos alimentos.
A sensibilidade dentária recorrente pode ser um sinal do início da cárie dentária. Não é conveniente ignorar esse sintoma, pois a cárie pode se tornar mais grave.
Mau hálito
O mau hálito, ou halitose, pode ter várias causas, mas costuma ser um sintoma clássico de cárie dentária. O motivo é que a halitose é causada pela proliferação de bactérias na boca que, ao decompor os restos de comida deixados entre os dentes, produzem um mau cheiro.
Alimentando-se de restos de comida, essas mesmas bactérias produzem substâncias que danificam o esmalte dos dentes e causam cáries.
Mudança na cor do dente
Os dentes podem escurecer ou ficar mais amarelados por vários motivos, principalmente relacionados à dieta ou tabagismo.
No entanto, as cáries também alteram a cor do dente. Isso ocorre em um estágio avançado de cárie, quando a polpa do dente foi atingida. Nesta fase, as bactérias destroem o tecido dentário interno, que produz manchas escuras na superfície do dente.
Buracos nos dentes
A cárie dentária causa pequenos orifícios nos dentes que podem causar problemas se atingir um estágio mais avançado. Esses orifícios, que podem ser muito pequenos e difíceis de detectar, sinalizam o início da formação da cavidade.
Procure verificar seus dentes diariamente. Caso note algum buraco que chame sua atenção, vá ao dentista.
Realize o seu tratamento contra cárie com a gente
Exames regulares podem identificar cáries e outras doenças dentárias antes que causem sintomas incômodos e levem a problemas mais sérios. Consultando regularmente um dentista, você tem mais chances de reverter a cárie ainda nos estágios iniciais, dificilmente necessitando de tratamento a longo prazo.
Por isso, consulte a unidade mais próxima e marque agora sua avaliação na Odontocompany Santo André. Temos tratamento integrado priorizando sempre o seu conforto e a sua segurança. Estamos te aguardando!