Grande parte das pessoas tem um lado dominante na hora de mastigar comida. Ao contrário de ser canhoto ou destro, que geralmente é decidido pela genética, a mastigação é decidida de forma inconscientemente. Porém, quando você costuma mastigar mais de um lado do que do outro, podem aparecer problemas a longo prazo.
Consequências de mastigar a comida unilateralmente
Não é de estranhar que, neste caso, ocorra desgaste dentário, tensão, sensibilidade e, às vezes, até DTM (distúrbios temporomandibulares). Além disso, é importante lembrar que as consequências desse hábito podem ir além da boca. Sendo assim, enxaquecas e dores no pescoço também podem aparecer.
De fato, o hábito de mastigação unilateral certamente afeta o desenvolvimento da mandíbula. O lado que funciona com frequência vai começar a se desenvolver mais do que o outro lado. Sendo assim, os músculos podem se tornar assimétricos. Portanto, mastigar usando os dois lados é o mais indicado para quem deseja ter dentes e boca saudáveis.
Causa e possíveis tratamentos
Vários fatores levam a mastigar comida de um lado só. Podemos citar dor, dente quebrado ou ausência de algum deles como os mais comuns. Portanto, se seus dentes estiverem doendo de um lado, você inconscientemente mastigará do outro.
Já a má oclusão causa mastigação unilateral devido ao fechamento incorreto das arcadas dentárias, o que, por sua vez, pode ser causada pela falta de um ou mais dentes. Cada um desses casos deve ser tratado de forma diferente. Sendo assim, não existe um único remédio para a mastigação unilateral, mas sim uma investigação odontológica precisa. No caso de falta de um dente, será possível proceder, por exemplo, com implantes ou próteses. Se, por outro lado, o problema for um desalinhamento, o tratamento ortodôntico com o uso de aparelhos fixos ou móveis podem ser úteis.
Além disso, evite colocar pressão desnecessária em sua mandíbula mastigando canetas, lápis, unhas, etc. Não fique sentado por muito tempo com o queixo apoiado para evitar danos à ATM.
Venha para a Odontocompany Santo André
Você enfrenta a mastigação unilateral? Então entre em contato com os nossos especialistas. Aqui você encontra atendimento integrado com profissionais que avaliam a natureza do problema, recomendando o tratamento adequado para o seu problema.
Até a próxima!