Você sabe o que é tártaro? Se você já olhou seus dentes no espelho e notou certas manchas amareladas junto à gengiva, bingo! Esse é um claro indicativo dessa condição extremamente prejudicial. Mas, calma! A seguir vamos falar mais sobre o tártaro e ensinar formas eficazes de prevenção.
Explicando o tártaro
Tudo começa com o acúmulo de placa bacteriana, uma mistura de resíduos de alimentos, saliva e bactérias “ruins”. Quando ela não é completamente removida, fica presa e endurece, formando uma crosta de cor amarelo ou branca: o tártaro. Ele pode aparecer nos dentes, mas também sob as gengivas, onde não é tão perceptível, mas mesmo assim prejudicial. A correta escovação não é suficiente para removê-lo. É preciso um profissional para se livrar devidamente deste problema bucal. Se não for tratado, pode levar a uma série de problemas de saúde. Não só para os dentes, mas também para todo o corpo.
O que causa?
A principal causa do acúmulo de tártaro nos dentes é a higiene dental deficiente ou inadequada. Da mesma forma, certos hábitos como o tabagismo, o uso inadequado e prolongado de determinados enxaguatórios bucais e o consumo excessivo de chá, café ou vinho tinto também favorecem sua formação. Da mesma forma, pessoas com dentes mal posicionados são mais propensas ao acúmulo de tártaro, pois terão mais dificuldade para remover a placa dentária corretamente.
Como o tártaro é removido?
Quando o tártaro endurece, a forma de removê-lo é indo ao dentista para uma limpeza dental. Se o paciente tiver doença gengival mais avançada (periodontite), é necessário realizar uma raspagem dentária para limpar o tártaro que terá se acumulado sob a linha gengival e nas bolsas periodontais. Este procedimento também não é doloroso, mas pode ser um pouco mais incômodo, e, dependendo do caso, pode exigir mais de uma visita ao dentista.
Saiba como prevenir
A forma de prevenir o tártaro é fazendo uma boa higiene bucal para eliminar os restos de comida após cada refeição. E mais:
- Escove os dentes corretamente três vezes ao dia, sem esquecer a língua e as gengivas;
- Use fio dental ou escovas interdentais conforme sua necessidade e comodidade para que não esqueça de nenhum canto;
- Tenha uma dieta equilibrada. Opte por alimentos mais saudáveis para que o organismo tenha um bom funcionamento e se mantenha longe de problemas. Sendo assim, evite alimentos ricos em açúcar ou carboidratos em excesso, já que eles favorecem a produção de placa bacteriana na região bucal. E lembre-se: beba água.
- Ir ao dentista a cada 6 meses é o mais recomendado para manter uma higiene adequada, evitar ou eliminar qualquer pequeno vestígio de tártaro que possa existir sem consequências ruins e muito mais.
Marque seu horário na Odontocompany
Notou que está com tártaro? Agende agora um horário na Odontocompany Santo André. Atendimento rápido e integrado com profissionais de qualidade para você ter uma saúde bucal exemplar. Estamos te esperando!