Desde a infância, somos instruídos a uma série de rotinas para cuidar adequadamente da saúde bucal. Escovar os dentes três vezes ao dia, usar fio dental e visitar regularmente o dentista devem fazer parte da rotina de qualquer pessoa No entanto, além desses hábitos saudáveis, existem também alguns hábitos ruins que fazemos diariamente que prejudicam os dentes. Alguns deles por não serem de conhecimento geral, outros até percebemos, mas julgamos inofensivos.
Hábitos que são péssimos para a saúde bucal
Escovar os dentes imediatamente após comer
Embora pareça estranho, não é recomendável escovar os dentes logo após comer. Após as refeições, o pH da boca diminui e o nível de acidez aumenta. Logo, se escovarmos, o que estamos fazendo é esfregar o ácido nos dentes e espalhar pela boca. Sendo assim, o ideal é esperar 20 minutos para então escovar os dentes. Esse é o tempo necessário para que a saliva reduza a acidez e equilibre o pH.
Beber muito café, alguns tipos de chá e refrigerante
Bebidas como o café e o chá, aos quais estamos tão acostumados e que hoje são uma grande tendência de consumo, podem manchar os dentes quando consumidas em excesso. Felizmente, a higiene bucal adequada pode resolver esse problema.
Já a ingestão regular de refrigerantes com açúcar corrói o esmalte que protege os dentes. À medida que isso ocorre, eles ficam mais expostos, aumentando a sensibilidade, o risco de cáries e infecções.
Movimentos horizontais na hora da escovação
Quem escova os dentes em movimento horizontais, também acaba desgastando o esmalte. O certo é escovar os dentes em movimentos circulares e leves. Eles garantem que locais mais difíceis sejam limpos e massageiam a gengiva. Atenção também ao tempo: o ideal é um mínimo de aproximadamente três minutos para uma correta escovação.
Roer as unhas
Esse é um hábito bastante comum entre pessoas com ansiedade. Roer as unhas também exerce pressão excessiva sobre os dentes e gengivas, o que pode desgastar excessivamente os dentes. Alguns estudos confirmam que existe uma relação clara entre onicofábia e problemas mandibulares , especificamente na articulação temporomandibular (ATM). Além disso, ainda existe o perigo das bactérias encontradas nas unhas atingirem o estômago.
Usar os dentes como ferramenta
Devido à rapidez da situação em alguns momentos, eles usam os dentes como ferramentas, seja para abrir recipientes ou cortar um durex, por exemplo. Mas isso pode ocasionar desgastes e pequenas fissuras nos dentes.
Mantenha a sua saúde bucal em dia
Pare de fugir do dentista! Tendo visitas regulares, você mantém os seus dentes sempre bonitos e fica longe de problemas bucais. Lembre-se que prevenir é sempre melhor que remediar. Marque agora um horário e fique livre para sorrir à toa.