Quais são os riscos de ter piercing na boca?

Apesar de ter diminuído nos últimos anos, ter um piercing na boca já foi uma forte tendência. Como qualquer tipo de piercing, exige que seu corpo sofra um pequeno trauma. Portanto, existem alguns riscos associados. Neste artigo, iremos dizer-lhe quais são os mais frequentes, bem como as consequências para a sua saúde oral.

Riscos do piercing na boca para sua saúde bucal

Um dos principais perigos de fazer um piercing na boca é a infinidade de infecções que ele pode causar. Além da dor de colocar um piercing na língua, lábios, freio ou até mesmo bochechas, é preciso levar em consideração a possível rejeição. Sem mencionar as consequências importantes que isso pode ter para a sua saúde bucal.

A maioria dos piercings orais causa inchaço, vermelhidão, sensibilidade e sangramento. A limpeza da área pode ser mais difícil e também dolorosa. Por consequência, você pode começar a não fazê-la corretamente, resultando em possíveis infecções. 

Outros riscos de piercing na boca incluem uma maior possibilidade de trauma em casos de acidente ou lesão. Por criar um risco adicional para a saúde bucal, a  American Dental Association desaconselha todos os piercings orais e periorais.

Impacto de piercings nos dentes

Joias inseridas nos lábios e bochechas podem danificar seriamente os dentes. O atrito contra os dentes quando você fala ou come podem lascar o esmalte do dente, causando aumento da sensibilidade dentária . 

Além disso, os piercings podem, a longo prazo, alterar o alinhamento dos dentes em maior ou menor grau. Nos casos mais graves, também podemos falar sobre dente quebrado e infecções graves.

Impacto de piercings nas gengivas

A haste interna dos piercings orais também pode afetar a integridade das gengivas. Ao esfregar a parte inferior dos dentes, o piercing pode irritar a gengiva a ponto de sangrar. Nos piores casos, pode-se observar uma forte recessão gengival e aquela sensação de que os dentes estão moles. Esse afrouxamento expõe a raiz do dente e, além de causar hipersensibilidade, pode causar infecções graves. 

Outros riscos que você corre

Entre os riscos que afetam a saúde bucal ao incorporar um piercing estão:

  • Má oclusão dentária , ou seja, alteração da mordida. Isso ocorre devido à introdução de um objeto estranho na área que pode alterar a posição correta da língua e da mandíbula;
  • Halitose: pode ocorrer se não houver uma higiene meticulosa e constante da peça, pois as bactérias que causam o mau odor podem se alojar nesses objetos;
  • Alterações na pronúncia das palavras: se o piercing for na língua, o problema pode ser mais intenso se algum dos nervos motores estiver lesado;
  • Alteração do paladar  se houver dano aos nervos relacionado a essa habilidade;
  • Alergias causadas pelo material do piercing;
  • Ingestão da peça durante o sono.

Tem dúvidas? Fale com a gente

Embora a princípio o maior medo de quem vai fazer piercing na boca seja a dor, eles têm múltiplos prejuízos para a saúde bucal. Caso tenha decidido colocar assim mesmo, informe-se com antecedência dos riscos envolvidos. E, claro, dos cuidados para evitar complicações futuras.

Caso queira mais informações sobre piercings na boca ou apenas tirar dúvidas, você pode conversar com a gente no Whatsapp. Estamos esperando por você!